Os altoenses que participaram do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) certamente já planejam um ano novo com mais oportunidades profissionais. Em 2014, o programa federal, realizado em parceria com a Prefeitura de Altos, beneficiou 220 alunos.

Foram vários cursos profissionalizantes gratuitos, ofertados para alunos da rede pública de ensino com idades de 16 a 59 anos. Entre eles, salgadeiro, pizzaiolo, porteiro, vigia, operador de caixa, auxiliar administrativo, costureiro, cabeleireiro, computação básica, confeiteiro, depilador e outros.

De acordo com a prefeita de Altos, Patrícia Leal, a capacitação profissional faz com que a cidade dê um salto na qualidade da mão de obra e na geração do emprego e da renda dos altoenses.

“Além de cursos profissionalizantes, o Pronatec é uma oportunidade para que as pessoas possam construir um futuro melhor e mais digno. Por isso, acreditamos nessa iniciativa e nos empenhamos para que ela possa beneficiar nossa comunidade”, ressalta Patrícia Leal.

E a expectativa é mesmo de expansão. Além dos cursos já ministrados, a coordenadora do Pronatec em Altos, Josicleide Delfino, afirma que já solicitou ao Ministério da Educação a oferta dos cursos de línguas estrangeiras para 2015. “Nossa objetivo é beneficiar, também, os alunos que vão prestar o Exame Nacional de Ensino Médio”, explica.

As aulas do Pronatec em Altos são ofertadas em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC). As aulas são realizadas nos turnos tarde e noite, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Assistência Social e no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e II.

Fonte: Ascom