Diversos setores da comunidade altoense se mobilizam nesta sexta-feira (15) contra o veto do prefeito José Batista Fonseca ao projeto do vereador Carlos Augusto que limita em 15 km a distância da área urbana do município para construção de “lixões” e seus congêneres, se é que assim se pode chamar.
O projeto é uma reação contra a implantação da central de tratamento de resíduos sólidos da empresa Limpel S/A na localidade Caranguejo. Houve manifestações em meios de comunicação locais.
O enfermeiro e líder político do PTB Espedito Pacífico e o promotor de Justiça Raulino Neto, juntamente com Carlos Augusto, estão coordenando protesto a ser realizado a partir das 8h30min na Câmara Municipal. Um carro de som está fazendo a mobilização nas ruas.
A implantação da central de resíduos está em andamento. Infelizmente, a população altoense sempre deixa para se manifestar quando certos acontecimentos já estão muito avançados. É certo que houve uma divulgação limitada de audiências públicas para tratar sobre o assunto. Mesmo assim, se tivessem sido divulgadas em qualquer parte e o tempo inteiro, poucos seriam os que compareceriam. Parece que a maioria das pessoas têm medo de se comprometer com a defesa dos seus próprios interesses e termina deixando esta responsabilidade para os outros. Neste momento é importante que todos participem. Até mesmo para conhecer a realidade sobre o projeto.
Fonte: Toni Rodrigues