Denúncia. O secretário municipal de Administração, Francisco de Jesus Pinheiro, participou de concurso público realizado pela prefeitura municipal de Altos. Ele concorreu ao cargo de procurador do município e fez a prova na sala 4 da Unidade Escolar Afonso Mafrense.

O filho do prefeito, José Batista Fonseca Júnior, também participou do concurso. Ele concorreu ao cargo de fisioterapeuta, para a qual só existe uma vaga. Fez a prova na sala 7 da Unidade Escolar Afonso Mafrense, de acordo com a relação divulgada pelo Instituto Machado de Assis.

Muitos candidatos denunciaram irregularidades na aplicação das provas. Na Unidade Escolar Hugo Napoleão, no bairro São Luís, os fiscais teriam deixado as salas por vários minutos. Os candidatos ficaram sozinhos. Na Unidade Escolar Mário Raulino, a aplicação das provas no turno da manhã teria começado com relativo atraso.

O Ministério Público do Estado ingressou na Justiça pedindo anulação do concurso. Candidatos entendem que Jesus Pinheiro e Fonseca Júnior não poderiam fazer as provas. Os dois exercem cargos de confiança na prefeitura. Um deles é filho do prefeito e ocupou, pelo menos até recentemente, o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente. Para grande parte dos candidatos o concurso é de cartas marcadas. A aprovação de ambos estaria garantida mesmo que não tenham condições de ser aprovados.



Fonte: Blog do Toni Rodrigues/Fotos: Row Paiva