Seguindo a série de pesquisas divulgadas pelo 180graus mostrando o clima pré-eleitoral nas principais cidades do Piauí, chegou a vez do município de Altos, hoje gerido pela prefeita Patrícia Leal, que atualmente é filiada ao Partido dos Trabalhadores.
Patrícia se elegeu com o apoio do então governador Wilson Martins. Filha de Cézar Augusto Leal Pinheiro, que se elegeu prefeito em 1992, patrícia é formada em Ciências Contábeis pela Cesvale.
Ela conviveu desde pequena com o universo da política ao lado do pai, que foi assassinado no exercício do mandato em 1996. Depois de perder o pai, Patrícia montou uma microempresa, oferecendo emprego para costureiras. Casou e mudou-se para altos, onde trabalhou em diversas campanhas até entrar como protagonista no mundo da política.
Como prefeita Patrícia substituiu José Batista Fonseca, ou Dr. Fonseca, que ao longo dos anos vem sendo alvo de diversas acusações por supostas irregularidades praticadas no exercício do poder. Uma destas denúncias partiu de Patrícia, que acionou o Ministério Público acusando o ex-prefeito de ter desviado pelo menos R$ 1,5milhão do AltosPrev, fundo municipal de previdência. Patrícia chegou a representar criminalmente contra o médico por apropriação indébita.
Fonseca foi alvo inclusive do candidato derrotado em 2008, Expedito Pacífico. Ele ingressou com um pedido de cassação de mandato do prefeito reeleito em dezembro daquele ano. Mesmo com a ação impetrada, o médico foi empossado.
Recentemente Fonseca apareceu na lista do Tribunal de Contas do Piauí entre os gestores que tiveram suas contas reprovadas pela Corte nos últimos 8 anos.
E os três protagonizam a pré-campanha no município vizinho a Teresina. E em um levantamento estimulado realizado pelo Instituto BrVox, a atual prefeita é líder em intenções de voto no município. São 64,06% que disseram que vão votar em Patrícia para prefeita.
Dr. Fonseca e Expedito Pacífico aparecem com 11,56% e 9,69%, respectivamente. Aqueles que responderam Não Sabe/Não Opina, são 5,63%. 9,06% disseram Nenhum/Nulo/Branco.
Patrícia também lidera quando a pesquisa para prefeito é realizada de forma espontânea. 51,25% disseram ter a atual como preferência de voto. Já o ex-prefeito Dr. Fonseca é opção para 4,38% dos entrevistados. Em terceiro no levantamento espontâneo aparece Espedito Pacífico. Com 0,94% surge Nélio. E foram citados, cada um, por 0,31% dos eleitores ouvidos pelo BrVox os nomes de Rumão Rocha, Maxwell, Marcio Fontenele e Neide.
O número de indecisos chegou a 38,75%.
O BrVox simulou ainda os confrontos diretos entre os principais pré-candidatos. Em um embate entre Pacífico e Patrícia Leal, a atual prefeita sairia na frente com 69,38% dos votos contra 11,56%. 19,07% se mostraram indecisos.
Já na simulação de confronto entre a atual e o ex-prefeito, Dr.Fonseca teria apenas 14,38% contra 66,56% de Patrícia. 7,19% disse Não Sabe/Não Opina, e 11,88% respondeu Nenhum/Nulo/Branco.
O desejo dos eleitores de Altos em manter Patrícia no poder fica evidenciado quando questionados se concordam com a reeleição da prefeita. 65,94% respondeu que sim, contra 25,31% que disseram não. 7,91% disse Não Sabe/Não Opina, e 0,94% disse Nenhum/Nulo/Branco.
Fonte: 180