A matéria com o título “Ociosos do Ofício”, assinada pelo Professor Rubens Felix e publicada em 20 de Agosto no Portal Altos, gerou muita polêmica entre leitores.
Um internauta que se identificou como “Reginaldo” rebateu a opinião do autor.
Primeiro veja a matéria e logo após confira o debate.
Opinião: Ociosos do ofício
Justiça seja feita. Eu que vez ou outra tenho criticado a atuação (ou não atuação) do vereador Zé Hernado pela comunidade a qual ele representa – Quilombo -, bem como pelo município, o vejo disparado em enquete do Portal Altos como o vereador mais atuante! É bem verdade que, apesar do cara trabalhar o mínimo possível, se me pedissem hoje os nomes de três vereadores de Altos, Zé Hernando não apenas seria o primeiro, como seria o único a ser lembrado, confesso sinceramente! Não pelo desempenho de sua função no município, que isso, evidentemente, ninguém vê, mas talvez pelo fato de os demais simplesmente não existirem além do imaginário popular. Talvez isso justifique a absurda ideia de se querer aumentar o número de vereadores de nove para treze. Sim, pois se nove não fazem coisa nenhuma, talvez quatro a mais inspirem o mínimo de atitude... Não que eu acredite ou apóie esta ideia - sou um cético ortodoxo no que diz respeito aos partidaristas políticos -, minha veia anarquista sugere soluções impublicáveis, mas em respeito a esta tola democracia, proponho a nós, não menos tolos, eleitores altoenses que não reelejamos ninguém! É importante advertir que uma boa atuação (trabalho), não é simplesmente um dever do político, mas uma obrigação, para isso foram eleitos e ganham muito bem (pelo menos bem mais do que eu, que a exemplo deles, também trabalho muito pouco).
No mais, me perdoem os leitores por eu ter citado nome de vereador nesta matéria - sei que é difícil, eu próprio não me perdoo-, não é do meu feitio valorizar estas pessoas. Oscar Wilde, Entre suas geniais tiradas, disse certa vez que ”pior do que ser comentado é não ser comentado”, ou seja, bem ou mal estou prestando um serviço sem tamanho ao vereador, que certamente vai ser lembrado, o que favorece substancialmente o seu percentual de “aprovação” na enquete e, diga-se de passagem, considerando o que ele não tem feito, já está absurdamente elevado.
Por Rubens Felix
Debate
De: Reginaldo Para: Rubens Félix
Interessante o texto do Prof. Rubens Félix. O curioso é que não tem uma linha sequer sobre os cinco vereadores que apóiam o prefeito. Critica-se apenas um da oposição. Por isso faço uma pergunta ao Rubens: vc que é tão crítico, tão "anarquista", porque aceitou ser nomeado pelo prefeito Fonsêca para o cargo de Coordenador de Juventude? E já que ataca o verador Ernandes por fazer menos do que deveria, poderia dizer que grandes ações vc tem feito no cargo comissionado que ocupa? Afinal de contas, assim como o vereador Zé Ernandes, vc também ocupa um cargo público e deve explicações.A diferença é que o Ernandes ocupa o cargo de vereador escolhido por quase 700 altoenses. Vc ocupa um cargo escolhido por uma pessoa só: Dr. Fonsêca, o pior prefeito da história de Altos. Ao contrário do que diz no texto, de tolo vc não tem é nada...
De: Rubens Felix Para: Reginaldo (Reginaldo de quê, mesmo???)
Rsrsrsr Caro Reginaldo, Releia o que escrevi e observe que se não citei o nome dos demais vereadores é por que realmente não os conheço como bem expliquei. Se não os conheço, certamente é pelo fato dos caras fazerem tão menos quanto o que você supostamente bajula. Segundo: quanto ao prefeito, reveja o meu histórico e observe que este nunca caiu em minhas graças, sequer o conheço. Portanto, se aceitei o convite para assumir tal cargo, não foi proposta dele e, se hoje estou lá é porque tenho bem mais a oferecer à juventude altoense do que favores que motivem 700 votos e que bem conhecemos, favores estes que, aliás , me enojam! Terceiro: Você como bom leninmarrxstalintrotskist a que presumo que seja, sabe que “quando se vive com lobos é preciso uivar como eles”. E no que diz respeito às minhas grandes, pequenas ou médias ações, talvez você nem às veja, não costumo investir em marketing pessoal. E quando digo que sou tolo, sou sim: em responder às pessoas que conheço tão menos quanto aos vereadores a quem elas tomam as dores. Acreditei que isto sequer fosse repercutir, afinal, aprendi com o bom e velho Mário Quintana que “o ataque de uma borboleta agrada mais que todos os beijos de um cavalo”. Espera só para sentir os beijos do cavalo...
De: Regilnaldo ALVES DE ALMEIDA (quer RG e CPF tb??) Para: Rubens Félix
Reveladora a sua resposta, Rubens. Mostra sua falta de apreço pelo bom debate. Em vez de argumentos, tenta desqualificar o interlocutor: insinua que sou bajulador do vereador e me chama de leninmarrxstalintrotskist . Mas a resposta à pergunta que fiz, você não deu: que ações a coordenadoria de juventude desenvolve em Altos? Não se trata de marketing pessoal. Se trata de transparência, de respeito á democracia, de prestar contas de suas ações para a população que paga o salário que vc recebe todo mês. Lamentável que vc propague um pensamento tão negativo: "quando se vive com lobos é preciso uivar como eles". Isso é oportunismo. Algo como "no meio de corruptos, corruptos como eles". Não é nesse manual que eu rezo. Na minha cartilha diz outra coisa: "Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça. Todas as outras coisas virão em acréscimo". Por fim, cuidado com as acusações sem fundamento. Vc diz, sem prova alguma, que os 700 votos que Zé Ernandes conseguiu foram através de favores que te enojam. Do mesmo jeito, eu poderia dizer, também sem obrigação de provar, que vc ataca o Zé Ernandes justamente porque ele é o único vereador que enfrenta o Fonsêca. E que o salário que a prefeitura te paga é para fazer esse trabalho sujo. É como diz o ditado popular: "o risco que corre o pau também corre o machado".
De: Rubens Felix Para: Leninmarrxstalintrotskista Cristão.
Oh, Senhor, olha só onde eu fui amarrar meu bode! Atirei no saco de um vereador e acertei a boca do Reginaldo Almeida, mas é bom saber que ele é alguém. Entretanto vê se para de ser chato, cara, tu falas como se eu já estivesse trabalhando como coordenador de juventude há séculos. Mal completei um mês, sequer sei quanto ganho, nem mesmo sei se vou durar e como você mesmo disse, devo satisfações aos altoenses e não a ti, especificamente. Tá mal informado, meu brother... Nietzsche é que diz que "quem não enxerga bem sempre vê muito pouco; mas quem não ouve bem sempre acaba ouvindo demais”. Quem sabe seja este o teu caso. Quanto à tua “cartilha”, já li, reli e a conheço bem: trata da cartilha do falso moralismo e da doutrinação, a cartilha do “faça o que eu digo...”, o que torna a muitos como você umas Bananas de pijamas. Os valores que você profere não são os mesmo que você cumpre. Estou errado ou tu és um excepcional, um jovem messias anunciando um novo reino? “O demônio pode citar as Escrituras para justificar seus fins”, conforme Shakespeare. Eu, Rubens Felix, falo o que me vem na telha, sou livre para pensar e expressar meu pensamento e Deus não me poda disso... Ando com minhas próprias pernas. Talvez nossos deuses sejam distintos e se o que escrevi te magoou permita que eu que eu me redima, me deixa reafirmar, já que tá difícil de entender: o teu vereador (que bem sabemos, em suas alianças imorais, ajudou a eleger o prefeito a quem você critica), bem como os outros oito, são todos farinha da mesma tigela! Agora enfia a viola no saco e vai capinar teu terreiro, pois se tenho feito pouco em minha função, tendo que te dar satisfações e perdendo meu tempo vou fazer menos ainda!
De: Reginaldo Alves Para: Rubens Félix
Os mais velhos contam uma história que um dia, um homem muito sábio convidou o filho a passear no bosque. Ao chegarem a uma clareira e depois de um pequeno silêncio o Pai perguntou ao filho: "Além do cantar dos pássaros, estás a ouvir mais alguma coisa?" O filho apurou os ouvidos alguns segundos e respondeu: "Estou a ouvir o barulho de uma carroça." "Isso mesmo", disse o pai, "é uma carroça vazia". Pergunta o filho: "Como podes saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?" "Ora, respondeu o pai, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz."
Eu lembro dessa história toda vez que encontro pessoas assim como o Rubens: muita conversa, muito discurso bonito, muita citação de autores os mais diversos, mas conteúdo que é bom nenhum. Carroças vazias. Primeiro disse que nem me conhecia. Depois me chama de "chato", "mal informado", "falso moralista" e ainda diz que "os valores que você profere não são os mesmo que você cumpre". Com base em que vc agride tanto uma pessoa que vc mesmo diz que não conhece? Só porque eu perguntei que tipo de ação a Coordenadoria de Juventude faz? Era só responder: não sei, estou aprendendo, estou planejando...
Quanto ao verador Zé Ernandes: ele ajudou a eleger o Fonsêca, o prefeito traiu a confiança de quem votou nele, Zé Ernandes denunciou, rompeu e hoje faz uma oposição permanente e responsável. Vc diz que sempre foi crítico Ao Prefeito, mas aceitou o emprego que ele te ofereceu e entrou de mala e cuia no esquema... Quem está sendo incoerente?
Mas já que faltaram argumentos e só restaram agressões no seu repertório, vou seguir teu conselho, vou capinar meu terreiro. O trabalho dignifica o homem. Mas a viola no saco eu não vou botar não... Já dizia o grande Chico Buarque: "Ninguém, ninguém vai me acorrentar/ Enquanto eu puder cantar/ Enquanto eu puder sorrir"!
De: Rubens Felix Para: "O Cara"
Xiiiii, rapaz, pequei mais uma vez... O homem bebe da fonte de Augusto Cury... Justamente quando pensei que debatia com alguém, o cara me enfia um texto motivacional. Reginaldo me poupe de suas carroças velhas, vazias e desenfreadas! Deixa de papo furado, cara! Para com essa hipocrisia tola!Nós conhecemos bem a política: “uma mão lava a outra!”, esqueceu de ler esta linha em tua cartilha? Tão logo você julgue conveniente, alia-se ao mais vil e desprezível dos políticos. A diferença entre nós é que eu não tenho nenhuma inclinação político-partidária, odeio bajulação e sou livre. Minhas ideologias são outras e se exerço alguma função pública é pensando em pessoas cegas como você, que vivem na velha Caverna a que Platão se referiu há alguns milênios. “Nenhum homem sábio deixará de se espantar com a cegueira do espírito humano. Ninguém permite que sua propriedade seja invadida, e, havendo discórdia quanto aos limites, por menor que seja, os homens pegam em pedras e armas. No entanto permitem que outros invadam suas vidas de tal modo que eles próprios conduzem seus invasores a isso”. Curioso que este texto foi feito há dois mil anos, mas parece ter sido feito pra ti. Não é auto-ajuda não. É Sêneca! Não se sinta mais uma vez agredido, mas de que forma realmente eu te agrido? Isso não seria um fogo cruzado? Ou tu queres que as pessoas sintam pena de ti? Pose de coitado não combina contigo. Acredito que tu sejas bem mais capaz, no contrário eu nem responderia aos teus comentários. Também não o vejo como uma carroça vazia; o oposto disso: uma carroça que não mais cabe nada, cheia de valores hipócritas! Melhor, Cazuza bem descreve: uma piscina cheia de ratos cujas ideias não mais correspondem aos fatos! S2
De: Reginaldo Alves Para: O "DUAS CARAS"
Vou conversar com meu professor de literatura para estudar teus textos, Rubens. Acho que você acabou de inaugurar uma nova escola literária: o dadaísmo retórico!!! Junte algumas citações fora de contexto(Cazuza, Platão, Sêneca), umas ofensas deslocadas e algumas poucas idéias desconexas: pronto! Eis teu discurso. O irônico é que você, para manter a pose de intelectual, recorra logo a Sêneca, O Jovem. O Estóico que pregava o desapego aos bens materiais. O filósofo que orientava os reis a governarem com bondade e justiça. O Sábio que, ao fim da vida, como conselheiro de Nero, abriu mão de sua filosofia para preservar sua riqueza e seus privilégios de nobre, fechando os olhos para a corrupção e os crimes do imperador que lhe pagava o salário... Ato falho? Qualquer semelhança com o seu caso terá sido mera coincidência... Realmente, prezado Rubens, somos muito, muito diferentes.
De: Rubens Felix "Duas Caras" Para: "Em Busca de Um Lugar ao Sol"
Meu caro Reginada, eu próprio sou fora de contexto, sou uma coisa que tua imaginação folclórica não alcança, nem tampouco subestima. Não te conhecendo, contudo, as “acusações” que te faço têm por base tuas meias palavras carregadas de algo que meu pedantismo traduziria por “dor de cotovelo”. Seria desconexo eu dizer que “em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer."? Rsrsrs eu até que tento não recorrer às citações, mas não me faltam circunstâncias em que elas se ajustem, como uma luva até... Quisera eu ter o poder que a mim você atribui que eu te daria esse osso. Infelizmente, meu brother, não há remédio! O jeito é você continuar a roer os cotovelos
Gostou? Participe também do debate e deixe a sua mensagem em nosso mural de recados.