A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Altos realizou esta semana a primeira distribuição de alimentos do Programa Compra Direta. Diretoras das creches municipais e entidades beneficentes receberam quase uma tonelada de goma e sequilhos (biscoitos), produtos derivados da mandioca e produzidos por pequenos agricultores da região.

O Programa é mantido pelo Governo Federal e executado pelo município. Os alimentos – desde pequenas criações até arroz, feijão, castanha de caju e derivados da mandioca – são entregues na secretaria municipal e o pagamento é feito pelo Governo diretamente na conta do produtor, sem intermediários.

O objetivo é dar segurança à agricultura familiar, garantindo um valor justo, quando os preços de mercado estão baixos, ou quando há necessidade de atendimento de demandas por alimentos para populações em condição de insegurança alimentar. Ajustando a disponibilidade de produtos às necessidades de consumo. Segundo o Secretário de Agricultura de Altos, Antônio Mascarenhas, ano passado foram distribuídos mais de 200 mil reais em produtos da região. “É um estímulo ao produtor que fica com a certeza de preço e mercado para usa criações ou plantações”, nos afirma o secretário.


Fonte: Fernando Portela