O município de Altos receberá, nos dias 4 e 6 de novembro, o Projeto Ceir Móvel, que leva parte dos serviços do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) às cidades do interior do Piauí.

Quem precisa de um meio auxiliar de locomoção e mora em Alto Longá, Beneditinos, Pau D'arco ou Prata do Piauí também poderá ser atendido em Altos.

A equipe do Ceir estará instalada na Rua Osvaldo Cruz, n° 463, Bairro Maravilha, próximo ao Posto de Saúde da Família (PSF). Os atendimentos acontecerão entre 8h e 17h.

A Secretaria de Saúde de Altos está auxiliando o Ceir fazendo o levantamento da demanda de pacientes e colhendo a documentação necessária para acesso aos serviços.

É necessária a apresentação dos seguintes documentos na Secretaria de Saúde de Altos: documento fornecido por um médico ou fisioterapeuta vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielle Pinheiro, a parceria entre a prefeitura e o Ceir para a execução do projeto em Altos vai beneficiar, principalmente, a comunidade carente.

“É uma meta nossa buscar a realização de ações que levem melhorias principalmente para a população carente, que tem mais dificuldade de acesso a serviços tão necessários como os do Ceir”, pontua Danielle.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destaca que a prefeitura quer atender o maior número possível de pessoas e, para tanto, a equipe da secretaria de Saúde está há cerca de um mês mobilizando os beneficiários.

“O Ceir é uma das instituições mais importantes no auxílio à implementação de políticas públicas para as pessoas com deficiência. Para Altos, é um prazer poder receber esse projeto que, sem dúvida, vai nos ajudar a melhorar, ainda mais, a inclusão das pessoas com deficiência”, frisa Patrícia.

O projeto Ceir Móvel fornece gratuitamente, através do SUS, produtos como cadeiras de rodas, muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho, coletes e calçados especiais para diabéticos.

Os equipamentos são fabricados em Teresina, na Oficina Ortopédica do Ceir, e entregues posteriormente na cidade onde foi realizado o atendimento.

De janeiro a setembro deste ano, o Ceir Móvel realizou a entrega de 3.785 meios auxiliares de locomoção à população que vive nas cidades do interior do Piauí.

Fonte: Cidade Verde