O Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, vem promovendo a modernização dos sistemas do Poder Legislativo Brasileiro, nas instâncias federal, estadual e municipal, desde o ano de 1999. Dentre as ações promovidas pelo Programa estão a capacitação de funcionários, a modernização dos sistemas de comunicação e o aumento do fluxo de informação entre os legisladores, para melhorar a eficiência e a competência das Casas Legislativas, promovendo a participação cidadã nos processos legislativos.
No Piauí, as câmaras municipais de Avelino Lopes, Massapê do Piauí, Picos, Água Branca, Teresina, Altos, Campo Maior, Pedro II, Parnaíba, Alegrete do Piauí e Curimatá, já foram visitadas pelo Programa e algumas delas já tem suas informações disponibilizadas na internet. Nos próximos meses outras sete casas legislativas do interior do Piauí deverão ser visitadas para conhecer o Programa e viabilizar a sua implantação: Floriano, Uruçuí, Bertolínia, Eliseu Martins, Santa Filomena, Anísio de Abreu e Corrente.
O Interlegis é desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os meios utilizados para modernizar os sistemas são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.
No Brasil inteiro mais de três mil Câmaras Municipais já receberam computadores e impressoras do Programa para se ligarem à Internet, usarem o correio eletrônico e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembleias estaduais também já foram beneficiadas com salas de multiuso (20 computadores em rede) e salas de videoconferência totalmente equipadas.
Fonte: Portal AZ/Com informações: Interlegis.leg.br