O Secretário de Educação do Município de Altos, Professor Kiko Fontenelle, escreveu nota em seu perfil no Facebook a respeito da integração das redes estadual e municipal de ensino. Ele afirma que ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.
"A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc/Pi), através da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie), realizou na terça-feira (11/12/2012), ano passado, uma reunião com todos os gerentes regionais e diretores das unidades da Seduc, para analisar e discutir o processo de reordenamento e integração das redes municipais e estaduais de ...educação. Na pauta, estiveram a apresentação da minuta da Integração das Redes Estadual e Municipal para a oferta do ensino fundamental e a análise da proposta do Edital de matrícula 2013. "Precisamos discutir esses pontos com os gerentes regionais antes de qualquer coisa, porque eles são os que primeiro recebem as demandas de cada região", explica a Profª. Soraia Tabatinga, gerente de Inspeção Escolar da Seduc/Pi.
De acordo com o art. 9º, § 1º do Edital de Matrículas da Seduc/Pi (Edital GSE nº 021/2012), as matrículas do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano serão de responsabilidade do município. Por conta disso, recebemos em Altos, a Profª. Leila Maria da Costa e Silva, Gerente da 18ª GRE, que nos explicou sobre a integração de redes e orientou que o município oficializasse interesse em fazer a integração. Depois disso, a prefeita Patrícia Leal, manifestou o interesse, solicitando para isso, um dos prédios da rede estadual para atender a demanda que chega para o Sistema Municipal de Ensino.
Diante disso, a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc/Pi) respondeu em nome da Profª. Eudina Maria da Rocha Oliveira, atual Diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar. No Ofício, de acordo com o Plano de Integração de Redes Públicas Municipais e Estadual de Ensino, resolve municipalizar os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), regularmente matriculados nas escolas estaduais situadas no município de Altos(Pi), bem como ceder o prédio da U. E. Altina Pestana, em regime de coabitação com a Rede Municipal de Educação de Altos, que administrará o turno manhã.
Agora, o que, na realidade o que a Semecel quer saber é sobre os repasses financeiros para merenda escolar, suporte pedagógico e humano (professores), com o fim de fazer a manutenção e funcionamento efetivo da integração referida. Além disso, é preciso observar a reação dos usuários do sistema diante da mudança. E mais, diante das dúvidas, haveremos de solicitar da Seduc/Pi, que envie uma equipe de profissionais para Altos/Pi, para orientar melhor a integração de redes e, dirimir muitas dúvidas que ainda pairam sobre o processo."