A Associação Esportiva de Altos está fora do Campeonato Brasileiro da Série D, apesar de realizar a melhor campanha entre as 64 equipes participantes.
Na hora do chamado "mata-mata" perder de 3 x 0 para o CSA em Maceió foi fatal. Conseguir a recuperação em Teresina seria mesmo uma tarefa complicada, mas faltou pouco. O time altoense venceu por 2 x 0 e o goleiro Jéferson do time alagoano realizou defesas extraordinárias, sendo o principal jogador em campo. Faltou um gol para, pelo menos, levar a definição para os pênaltis.
Vamos aos números da expressiva campanha do time piauiense:
Jogos fora de Teresina - Altos 3 x 0 Maranhão, Altos 3 x 0 ICASA, Altos 3 x 3 Juazeirense-BA, Altos 2 x 1 América-PE e Altos 0 x 3 CSA de Maceió.
Jogos em Teresina - Altos 4 x 0 Juazeirense-BA, Altos 5 x 1 ICASA, Altos 4 x 1 Maranhão, Altos 2 x 0 América-PE e Altos 2 x 0 CSA. Em Teresina foram 5 jogos e 5 vitórias, com 17 gols marcados e apenas 2 sofridos.
Total de jogos disputados - 10; Vitórias - 08; Empates - 01; Derrotas - 01.
Total de gols marcados - 28; gols sofridos - 9; saldo de gols - 19 gols.
Manoel foi o principal artilheiro da equipe com 10 gols, seguido de Gênesis com 6. Os dois atacantes marcaram 16 gols. Ainda marcaram para Altos: Carlinhos Bala 3; Tiaguinho 3; Bruno Aquino, Esquerdinha, Leoni, Ricardo Maranhão, Celso e Vítor, cada um com 1 gol.
Méritos para o técnico Nivaldo Lancuna e para o presidente Warton Lacerda, assim como para os demais dirigentes. A classificação não veio, mas a campanha brilhante da Asssociação Esportiva de Altos merece destaque no cenário esportivo piauiense.
Fonte: Cidade Verde