A FETRAF-BRASIL, COOPERHAF e ASAF/SINTRAF-Altos-Piauí, através da Coordenadoria de Habitação, cumpriu mais uma meta importante neste mês. Concluiu as obras das 30 novas moradias dos agricultores familiares do município de Altos, que fazem parte do Programa Nacional de Habitação (PNHR), do Programa Minha Casa, Minha Vida. Esta realização faz parte do projeto Caprichando a Morada que a FETRAF-BRASIL desenvolve por meio da cooperativa de habitação e que tem como objetivo a construção, reforma ou ampliação de moradias no meio rural, além de englobar uma série de ações junto aos agricultores familiares beneficiários.

O Presidente da Fetraf-Pi, Antônio Chaves, e a equipe de Habitação da Caixa Econômica Federal vão entregar, na próxima sexta-feira (30), 30 casas novas a famílias do Assentamento São Benedito, no município de Altos. As casas possuem dois quartos, sala de estar, cozinha e banheiro. Os imóveis foram construídos para atender produtores que trabalham com agricultura familiar e que participam da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperahaf). Participam da gestão o Ministério das Cidades, como Gestor da Aplicação; o Ministério da Fazenda, com o Repasse dos Recursos; a Caixa Econômica Federal, como Agente Financeiro; e na ponta, a Entidade Organizadora, que são as Cooperativas, Associações,
Sindicatos ou Poder Público.

As 30 unidades habitacionais do Assentamento São Benedito fazem parte do trabalho da FETRAF-PI, no município de Altos. O trabalho de construção das casas é feito através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, no projeto “Caprichando a Morada”. O evento vai reunir a comunidade rural daquela região na “Casa da Mariana”. Haverá celebração ecumênica, às 15h, apresentações artísticas com atores da região (16h20), ato solene de entrega das casas e de certificados aos beneficiários (17h), às 18h, será servido, à moda rural, um coquetel para os presentes. No final, às 20h, haverá um espetáculo multicultural com a “Dança do Baião”, e muito forró pé de serra.

Para o Presidente da Fetraf-Pi, Antônio Chaves, foi uma grande vitória para todos os Agricultores Familiares. Para ele, as políticas públicas de habitação “oportunizam ao trabalhador urbano o acesso à habitação em valores mais acessíveis, com infra-estrutura completa. Assim, a palavra-chave, quando se fala em habitação urbana na Cooperhaf, é acessibilidade. Possibilitar o acesso é o primeiro passo para que o trabalhador possa, diante da conjuntura imobiliária atual, de posse do seu imóvel, construir sua moradia com dignidade”. Dessa forma, a Cooperhaf atua na incorporação do trabalhador ao mercado imobiliário, fazendo com que a sua residência seja possível.


Por Kiko Fontenelle