Nessa época do ano as chuvas se intensificam em Altos e consequentemente a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ele se desenvolve dentro ou nas proximidades das residências, nos locais onde se acumula água limpa.

Em Altos, muitas pessoas infelizmente são acometidas pela doença neste período. Ela possui alguns sintomas característicos, como: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Agentes da Vigilância Epidemiológia informaram que a principal medida diz respeito à parte educativa, onde a população deve seguir a risca os cuidados para proteger-se do mosquito.

Eles informam, ainda, que outras medidas também são importantes, como a presença de um carro fumacê, para tanto, os casos precisam ser notificados e encaminhados para Teresina. Ocorre que muitas pessoas são contaminadas, mas não procuram auxílio. Somente um médico através de uma avaliação clínica e de exames específicos dará um diagnóstico preciso. "Dependendo da necessidade, ou seja, dos números de casos notificados, é que eles enviam um carro fumacê", explicaram.