O município de Altos foi contemplado com sete novas Unidades Básicas de Saúde na zona urbana. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria, na última segunda-feira (8), que deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Esta é a primeira vez que Altos vai receber as Unidades Básicas de Saúde, o que foi possível graças à adesão do município ao programa, este ano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O Programa de Saúde da Família ficará, portanto, vinculado às novas unidades de saúde que serão construídas, melhorando a qualidade do serviço.

O objetivo das Unidades Básicas de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. Por meio delas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e encaminhamentos para especialidades médicas.

“Estamos contentes com mais essa conquista para a Saúde de Altos. Nossa cidade tem sofrido, ao longo dos anos, com problemas no setor, mas, agora, o novo governo está se empenhando para garantir investimentos na área”, destaca a secretária de Saúde, Danielle Pinheiro.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que o investimento do Governo Federal representa o resultado dos esforços da atual gestão, na busca de parcerias e na elaboração de projetos para possibilitar a melhoria na prestação de serviço de saúde à população. “A Saúde é prioridade no nosso governo”, destaca.

Reforma do Hospital de Altos

A prefeitura de Altos também protocolou projeto de reforma e reequipamento do Instituto de Saúde José Gil Barbosa junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e aguarda a finalização do trâmite burocrático para o início das obras.

“Estamos trabalhando pela reforma completa do Hospital, com a implantação de novos equipamentos, de mais profissionais e a estruturação completa do local e, para tanto, buscamos o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, além dos investimentos que estamos fazendo com recursos próprios do município”, ressalta a prefeita Patrícia Leal.

A prefeitura de Altos providenciou ainda novas instalações para três Postos de Saúde da Família (PSFs) na zona urbana. São eles os Postos São José (Rua Antônio Freire, 22, Centro), Boca de Barro (Rua Cândido Almeida, 843, Boca de Barro) e Bacurizeiro (Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro).

Além dos PSFs, a prefeitura providenciou nova instalação para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (Rua Osvaldo Crus, 463, Maravilha), inclusive com implantação de atendimento de psiquiatra e médico clínico. Também a Farmácia Básica ganhou nova instalação, que fica na Rua Epitácio Pessoa, s/n, centro.

Fonte: Ascom