Nesta quarta-feira (14) a cidade de Altos recebeu a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora com a Jornada Mundial da Juventude. Em uma vasta programação os fiéis acompanharam os símbolos que percorreram as principais paróquias da cidade. Terço às 11:00h na Igreja de Nossa Senhora das Mercês; vigília a partir das 13:00h na Matriz de São José e Missa de encerramento as 15:00h no Santuário de São Raimundo Nonato.

Movidos pela Fé, dezenas de  jovens e adultos  acompanharam o evento religioso. A Jornada Mundial da Juventude possui uma história interessante. Segundo o site Rio2013.com, em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora são os símbolos da JMJ.

O site informa também que os jovens são os principais protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Em Altos pôde-se constatar a grande participação da juventude, que acompanhou, orou e cantou em todo o percurso dos símbolos.

O evento teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juventude, trabalho e cidadania, que gentilmente colaborou na organização com transporte, trio elétrico, camisas, alimentação e outros.

No encerramento, Missa Santa celebrada por
Dom Eduardo Zielski e a participação dos párocos Claudinei, Lizardo, Jerônimo, João Paulo e o Diácono Primo.