Moradores do entorno da Penitenciária Agrícola Major César, na BR-343, próximo ao município de Altos, estão sofrendo com assaltos e roubos na região. Os autores são detentos da penitenciária que saem à noite para cometer os delitos.
O comerciante Antonio Lopes Ribeiro é uma das vítimas. Ele se deparou com um bandido dentro do estabelecimento e reagiu. “Derrubei e botei ele para fora e chamei a polícia”, disse à equipe da TV Cidade Verde.
Uma churrascaria da região também foi assaltada e uma televisão foi levada.
Um funcionário da penitenciária que não quis se identificar disse que a situação do local é grave e que a falta de estrutura contribui paara a ação dos presos. “O preso sai para realizar furto, usar drogas e a polícia não consegue dar a resposta. Falta material de trabalho e estrutura. A outra coisa é que trabalhamos fora de Teresina e não temos diária, gratificação e nem alojamento”, declarou.
A Secretaria de Justiça disse que está tomando providências para acabar com as fugas no local. Para isso, vai mudar toda a cerca de arame do presídio e trocar as grades das celas. “A secretaria está vendo como setor de engenharia para fazer uma nova cerca e substituição de todo o gradeado das celas, já que a unidade é da década de 70. A medida vai estender para todos os presídios do estado. A Irmão Guido, por exemplo, já está recebendo ações”, disse o superintendente da Sejus, Fagner Martins.
Atualmente, 50 detentos da Major César possuem beneficio para trabalhar fora do presídio durante o dia e retornar à noite. No total, a penitenciária possui 219 presos. “Estamos adotando medidas para identificar os presos e puni-los”, disse o superintendente.
Fonte: Cidade Verde