A janela para troca partidária movimentou os bastidores da política em Altos. Em razão da emenda Constitucional 91/2016, que abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, no caso os vereadores, mudem de legenda, muitos parlamentares do município mudaram de partido. Eles tiveram o último dia 18 (sexta-feira) para deixar os respectivos partidos, sem perda dos mandatos.
De acordo com a reforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, na Lei 13.165/2015, aqueles que vão disputar a reeleição este ano têm até o dia 2 de abril para se filiar a outro partido, também sem perda de mandato, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro.
Em Altos, a 40 km de Teresina, teve “troca-troca” de partidos. E com uma novidade. Além de vereadores, o vice-prefeito Manoel Rodrigues deixou o PT, partido onde estava filiado desde o ano de 1999. Ele confirmou a decisão à reportagem do Portal Altos, entretanto, preferiu não informar os motivos da saída.
Outra novidade foi a mudança de partido do presidente da câmara, Hamilton Nascimento. Ele saiu do PSC e se filiou ao PPS.
O vereador Orlando Fillho, que estava no PROS, mudou para o PSL, partido agora comandado no Piauí pelo deputado estadual e secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho. “Acompanho o Ziza há mais de 20 anos. Ele resolveu mudar de partido e nós vamos segui-lo”, justiçou Orlando.
Os vereadores Juniel Pinheiro e Nélio Holanda, que faziam parte do Solidariedade, agora estão no DEM. Quem ainda mudou de sigla foi Adaildo Pancadão. Ele saiu do PSD e se filiou ao PP.