O espaço do Centro Pastoral Monsenhor Luiz Brasileiro ficou pequeno para tanta gente que compareceu ao lançamento do novo livro do jornalista e escritor Toni Rodrigues, intitulado Cinturão de Fogo.

O livro trata sobre os incêndios ocorridos em Teresina nos anos 40 e contou com apresentação do secretário municipal de Educação, professor Kiko Fontenelle.

O cerimonial foi feito pelo jornalista Pedro Rodrigues, filho do autor, que destacou sua atuação na imprensa e sua paixão pela literatura, ao ponto de produzir 16 livros sobre temas os mais diversos, desde a história da praça Pedro II aos assassinatos de prefeitos nos anos 90.

Em sua fala, o professor Kiko Fontenelle destacou que Rodrigues busca aprofundar o conhecimento da sociedade piauiense sobre sua própria história, e para isso se utiliza da linguagem jornalística, que é mais acessível e apta a popularização dos temas abordados.

O professor Dilson Lages, do portal Entretextos, que juntamente com a editora Nova Aliança responde pela publicação da obra, destacou que Rodrigues institui, no Piauí, o autêntico livro-reportagem.

O autor discorreu sobre a obra e disse que se trata de uma história verídica mas com feição de romance policial, sendo uma espécie de "a vida imita a arte" - lamentando que tantos tenham sido massacrados naquele tempo e poucos foram os que se levantaram contra tamanha indignidade.

O editor Leonardo Dias, da Nova Aliança, comentou que está muito feliz com a repercussão da obra e que desde a sua apresentação no Salipi (Salão do Livro do Piauí) deste ano tem se destacado como um dos livros de autores piauienses mais vendidos.