O veterinário Ériko Cavalcante, coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Altos (USAV), informou à redação do Portal Altos que a campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra no dia 31 de janeiro. A campanha corresponde à 2º etapa de 2012, que foi adiada por conta da seca. Na primeira etapa, realizada em maio do ano passado, 97% do rebanho bovino foi vacinado. A expectativa é que esta meta seja ultrapassada.

Ériko orienta que o criador além de vacinar, deve certificar o seu rebanho. A certificação pode ser feita até o dia 15 de fevereiro. “Quem deixar de vacinar o rebanho poderá receber multa, que varia de R$ 920,00 à R$ 4.060,00”, explicou.

A febre aftosa é uma doença contagiosa que se dissemina rapidamente. Os animais ficam com febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas e se isolam dos outros. Babam, mancam, arrepiam o pelo e param de beber e comer. Consequentemente eles perdem valor de mercado e, quando um foco é detectado, todo o País perde com isso.

O veterinário acrescentou que a USAV/Altos deixou de ser apenas um escritório para se tornar uma unidade de apoio, com abrangência nas cidades de Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, Pau D’Árco e Novo Santo Antônio. A entidade fica localizada no prédio do Centro Social Urbano, em Altos.