Por tempo indeterminado, o Conselho Tutelar de Altos paralisou suas atividades na manhã desta segunda-feira (12). É a primeira manifestação desta natureza na história da entidade em Altos.
A decisão aconteceu após reunião dos cinco conselheiros. Em seguida eles comunicaram o fato à Promotora da Comarca de Altos, Dra. Márcia Aída de Lima Silva, que os orientou a informar ao órgão que gerencia a Política de Atendimento da Criança e do Adolescente – CMDCA, presidido pela Secretária de Assistência Social, Francisca Ribeiro. O comunicado também foi feito à Secretaria de Gestão do Município.
Os conselheiros reclamam do atraso no pagamento de salários. Os meses de setembro e outubro ainda não foram pagos. O mais grave, segundo Osaías Rego, Coordenador do Conselho Tutelar de Altos, é que no dia 10 de novembro a Prefeitura Municipal de Altos pagou todos os servidores da Assistência Social, o qual o Conselho está ligado, mas, pela terceira vez, os cinco membros da entidade ficaram de fora do pagamento.
“Infelizmente, tudo leva a crer que a decisão de deixar os conselheiros de fora seria uma perseguição, sobretudo da parte da Secretária de Assistência Social, que, por exemplo, costuma ignorar nossas solicitações, que objetivam apenas trazer melhorias para o órgão”, destacou Osaías Rego.
Osaías acrescentou que as atividades serão normalizadas somente após a regularização do pagamento dos conselheiros.
Osaías Rego, coordenador do Conselho Tutelar de Altos