Depois de fechar parceria com uma organização da Espanha, a FETRAF-BRASIL iniciou a construção de cisternas para agricultores Familiares no Estado do Piauí. Os Municípios a serem beneficiados são os seguintes: Altos, Alto Longá, Coivaras, União, Demerval Lobão e José de Freitas. Para o coordenador da FETRAF-BRASIL, Antônio Chaves do Nascimento, as primeiras cisternas, que já estão sendo construídas, servirá, também, como experiência prática da organização dos agricultores familiares em beneficiar pessoas no Piauí.
A Fetraf/Brasil, núcleo de Altos, conseguiu recursos para a construção de 25 cisternas para captação de água. As famílias beneficiadas inicialmente são as que conseguiram unidades habitacionais através da entidade por meio dos programas PSH E PNHR.
Os reservatórios estão sendo financiadas por recursos externos. Assim que o trabalho for concluído, um novo projeto será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, para a construção de 2 mil cisternas no estado do Piauí, para famílias que sofrem com a dificuldade de abastecimento de água.
“Moramos em um estado seco, mas, se tivermos alternativas inteligentes e recursos para efetivá-las, certamente conseguiremos amenizar os efeitos da seca”, explicou Antônio Chaves.