Os municípios de Teresina, Altos e Parnaíba serão os primeiros a receber o programa “Botão do Pânico”, que vai proteger mulheres vítimas de violência e ameaças. O novo sistema foi lançado nesta terça-feira no Tribunal de Justiça. O dispositivo é um gravador de áudio com GPS no qual a agredida poderá registrar e reunir provas contra o agressor.

A primeira cidade piauiense a se manifestar o desejo de implantar o aparelho foi a cidade de Altos. A prefeita do município, Patrícia Leal, que esteve presente na cerimônia, afirma que também solicitou uma delegacia especializada para atender os casos de violência na cidade.





"Como gestora me preocupo muito com a violência doméstica contra a mulher. Temos muito contato com a população e acabamos sabendo de muitos casos semelhantes. Ainda vamos ter uma outra reunião para avaliar todo o processo, precisamos saber qual será a contrapartida do município", pontua. Segundo a prefeita, a cidade de Altos será sede do Fórum Regional de Violência Contra a Mulher a ser realizado nos dias 19, 20 e 21 deste mês.



Segundo a assessoria da Corregedoria do TJ, além de Altos, devem aderir ao programa as cidades de Teresina e Parnaíba e mais de cem mulheres devem ser beneficiadas nos três benefícios.



De acordo com a delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher, mais de dois mil casos de violência contra a mulher foram registrados no Piauí. Também estiveram na cerimônia o presidente da OAB, Willame Guimarães, além do corregedor do TJ, Francisco Antonio Paes Landim Filho.

Fonte: Cidade Verde/Yala Sena
Fotos: Evelin Santos