A população do município de Altos (a 35 Km de Teresina), denunciou ao portal TvCanal13.com a total falta de estrutura do hospital Municipal José Gil Barbosa em matéria veiculada no mês de abril. Inaugurado nos anos 80, o hospital é o principal da região, e atende diariamente vários pacientes locais e de povoados adjacentes. Em entrevista ao Jornal Verdes Campos, 2ª edição, o diretor do hospital, Mário Jorge, comentou a situação do hospital.
De acordo com o diretor o hospital tem trabalhado muito, porém a demanda é maior do que o hospital pode oferecer para a população. “O valor destinado pelo Governo é pouco as despesas é duas, três vezes maior que o valor que é oferecido para manutenção. Acredito que essa situação não é só o hospital de Altos, outros municípios sofrem com a falta de verba”, disse.
Segundo Mário o atendimento é feito regularmente e sempre tem médicos a disposição dos pacientes. “Todos são bem atendidos, os pacientes não voltam para casa sem que tenham seus problemas resolvidos, temos médicos 24h para prestar atendimento. Não entendo por que as pessoas dizem que o hospital não trabalha. Infelizmente tem pessoas da torcida que enquanto pior melhor”, relatou.
Com relação aos registros de atendimento, Mário destacou que somente no mês de março foram feitos mais de mil atendimentos. “No relatório descritivo do mês de março foram registrados os serviços prestados a sociedade sendo eles: 131 ultra cenografias, 1.050 exames laboratoriais e 41 raios-X, além dos hemogramas”, afirmou.
Sobre a estrutura precária do hospital o diretor enfatizou que estão sendo providenciadas as reformas do hospital. “No momento da reportagem não estava presente no hospital, pois tinha ido a Secretaria Municipal de Saúde para discutir justamente melhorias para a saúde do município de Altos”, argumentou.
Sobre a falta de serviços básicos reclamados pela população local e a queixa de poucos recursos disponibilizados pelo Governo para investir na saúde, Mário relatou “deve ter alguma motivação política por trás disso, existem meia dúzia de pessoas que são contrários ao trabalho do prefeito. Um diretor de hospital não é filiado a um partido. Gostaríamos apenas de sensibilizar o Governo, pois enquanto não forem melhorados os hospitais municipais o (Hospital de Urgência de Teresina (HUT) não será desafogado, o problema de lotação é gerado por conta disso.
Fonte: Raquel Macêdo/Edição: Dani Sá (TV canal 13)