Em sua página no Portal 180graus, na coluna intitulada por NOTAS E NÓTULAS, o Jornalista Pedro Alcântara fez a seguinte afirmação: Opine! Deixe sua mensagem em nosso Mural de Recados.
“Anotem para conferir: na eleição deste ano em Teresina, vamos ter vereador com 1.500 votos e suplente com sete mil. Quem viver, verá. Isso assusta os grandes partidos”.
De fato, é possível. Por conta da intrigante legenda, nas últimas eleições para deputado tivemos um exemplo disso. Evaldo Gomes (PTC) obteve 10.900 votos; Mauro Tapety (PMDB) obteve 21.810, ou seja, mais que o dobro. E quem foi eleito? Isso mesmo, Evaldo Gomes.
Mas em Altos, você acha que isto é possível? Partidos pequenos ou sem mandato, com uma margem em torno de 200 votos, parecem está trabalhando nesta perspectiva, como o PMDB, PSDB, PV e outros.
Vejamos outro exemplo: Um grupo de 26 candidatos com legenda de 1.550 votos. Se a média ficar torno de 67 votos é possível elegerem ao menos 01 vereador. Se a média ultrapassar 150 votos poderão eleger até três vereadores.
Já imaginou um Vereador com 200 votos e um suplente com setecentos!? Como bem falou o Jornalista Pedro Alcântara, quem viver, verá.