A prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou, nesta quarta-feira (7), a VII Conferência de Assistência Social.
O evento, que aconteceu no auditório da biblioteca pública municipal, Praça Cônego Honório, teve como tema central “A Gestão e o Financiamento do Sistema único de Assistência Social (Suas)”.
O foco da Conferência, ao abordar os eixos centrais, foi trazer o debate para o trabalho do município no sentido de implementar, de fato, políticas públicas que possibilitem a efetivação dos programas e ações na área de Assistência Social junto à comunidade.
Os eixos centrais foram: cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do Suas, vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho; gestão dos serviços, programas e projetos; gestão dos benefícios do Suas; e regionalização.
“Este um momento oportuno para todos nós, tanto assistentes sociais como para a comunidade, já que é a ocasião em que o município debate a fundo a experiência na área assistencial, discutindo pontos específicos para amadurecer as ações direcionadas à população”, observa a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariinha do Zeca.
Representando a prefeita de Altos, Patrícia Leal, que está em viagem oficial a Brasília, o vice-prefeito do município, Manoel Rodrigues, destaca que “ao enfatizar a missão de cada um, a Conferência colabora para que possamos trabalhar políticas de assistência social com eficiência, de modo que possamos garantir a inclusão social a todos”.
Como resultado do evento, desenvolvido em torno de painéis e palestras, foram eleitos os delegados que representarão Altos durante a Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro deste ano. A etapa nacional da conferência será realizada de 16 a 19 de dezembro.
A banda de música do Serviço de Fortalecimento de Convivência e Vínculo Social de Altos e o grupo de capoeira Abadá fizeram apresentações culturais. Secretários municipais, assessores da prefeitura, vereadores e assistentes sociais prestigiaram a Conferência.
Fonte: Ascom