O PRF Marcelo entrou em contato com a redação do Portal Altos para esclarecer polêmica a respeito de matéria publicada sobre a retenção do veículo do vereador Orlando Filho.

O Parlamentar acusou o PRF de ter dado fim na chave de ignição de seu veículo F-1000, um macaco e um triângulo de sinalização.

Confira a nota enviada para a redação do Portal Altos:

Da realidade dos fatos:

No dia 18.02.12, às 07h13min, o veículo do senhor Antônio Orlando da Silva Filho foi abordado não só com uma, mas 03 (três) infrações de trânsito, quais sejam: licenciamento vencido, excesso de passageiros (sete pessoas no veículo) e, ainda faltava o extintor de incêndio.

O senhor Antônio Orlando da Silva Filho utilizou-se de portais da internet para declarar que as chaves do veículo teriam sido entregues para mim (PRF Marcelo) e que ao retornar para reaver o seu veículo tinham sumido “misteriosamente” o macaco, as chaves e o triângulo.

Segue abaixo passo a passo o que de fato ocorreu naquele dia, para fins de esclarecimento ao público:

1 – Na ocasião da abordagem, após constatadas as irregularidades o senhor Antonio Orlando da Silva Filho foi informado que seria autuado e que o veículo ficaria retido e, que tão logo fosse sanada tais irregularidades apontadas o carro estaria liberado.

2 – Com a retenção, o senhor Antonio Orlando da Silva Filho pediu para ficar no veículo aguardando outro vir buscá-lo, ao que respondi que sim, já que estava com a família e possuía bagagens. Posteriormente perguntou se poderia retirar o combustível para colocar nesse outro carro, ao que também foi respondido que sim, bastando apenas a comunicação aos policiais do Posto PRF de Piripiri, para que fosse mencionada a retirada do combustível no documento de retenção.

3 – Muito importante destacar que desde a abordagem até a confecção do documento de retenção, o veículo do senhor Antonio Orlando da Silva Filho ficou estacionado em frente ao Posto PRF, na pista auxiliar, com a dianteira no sentido a Parnaiba, e com ele permaneceu as chaves, inclusive alguns dos passageiros permaneciam dentro do veículo. Portanto o senhor Antonio Orlando da Silva Filho mentiu ao afirmar que entregou as chaves ao PRF Marcelo.

5 – Depois de extraídos os Autos de Infrações e preenchido o documento de retenção do veículo, o PRF Marcelo saiu, juntamente com outros policiais, para atender uma ocorrência envolvendo um caminhão que estava com o estepe e dois pneus traseiros estourados, isso próximo ao povoado São Luis, localizado entre Piripiri e Brasileira.

6 – Ao retornar, cerca de uma hora e meia depois, o veículo do Sr. Antonio Orlando da Silva Filho, que havia ficado estacionado na posição citada anteriormente, já encontrava-se estacionado transversalmente à rodovia, ou seja, em cima do canteiro onde ficam retidos os veículos no Posto PRF de Piripiri, com a dianteira apontada para o Posto PRF, inclusive com os passageiros, que me disseram que ainda estavam aguardando vir buscá-los (nessa hora não percebi a presença do senhor Antonio Orlando da Silva Filho,  sua esposa e seu filho).

7 – Ora, como é que o senhor Antonio Orlando da Silva Filho afirma ter me entregue as chaves do seu veículo se eu não estava no Posto PRF no momento da mudança de posição do automóvel? Quem, então, realizou tal deslocamento? Com quem realmente estavam as chaves?

8 – Quanto aos equipamentos que foram “furtados” do veículo senhor Antonio Orlando da Silva Filho, lembro que o macaco, quando da fiscalização, estava na carroceria do seu carro dentro de uma caixa, em meio as suas bagagens, não me recordando se o triângulo estava junto ou se dentro da F 1000.

Conclusão:

Senhor vereador Antonio Orlando da Silva Filho, sou Marcelo Alves de Andrade Saraiva Silva, policial rodoviário federal há quase 20 anos e possuo uma ficha impecável dentro da corporação e fora dela. Dita ficha foi confeccionada a custo de muito trabalho, dedicação e respeito à função que me foi confiada.

Eu nunca pratiquei, não pratico como também não aceito ilegalidades. Essa é e sempre foi a minha conduta, isto é, honrar a instituição que defendo e, acima de tudo o meu nome, agindo com honestidade e decoro, pois graças aos meus pais fui muito bem educado. O legado que deixarei para meus filhos será pautado na retidão, caráter, respeito e acima de tudo honestidade.

No meu dia-a-dia venho combatendo o tráfico de armas, animais silvestres, drogas, roubo/furto de veículos etc, bem como coibindo todo tipo de infrações de trânsito.

Feitas as considerações acima, peço apenas que o senhor Antonio Orlando da Silva Filho reflita sobre seus atos de tentar manchar meu nome. Não fique tentando me desonrar, afirmando publicamente que me entregou as chaves do seu veículo, bem como insinuando que dei sumiço nelas, no macaco e no triângulo.

Garanto a todos que a verdade aparecerá, pois afinal de contas quem é o mais interessado, nesse momento sou eu, inclusive já dei conhecimento do caso ao senhor Superintendente e a Corregedoria da PRF no Piauí, pedindo que tudo fosse apurado.

Por fim peço, a quem interessar, que faça uma pesquisa, tanto na PRF quanto na minha vida pessoal, para saber da minha conduta.

Att,

PRF Marcelo