A Política, além da ciência do governo dos povos e dos negócios públicos, também é um sistema de organização governamental que está ligada as três esferas de poder. É através dela que podemos exercer os nossos direitos de cidadãos, através de uma escolha, que se dar em prol do voto.

Mas existe também a Politicagem, que se trata de uma política mesquinha e interesseira. Nesse patamar podemos destacar as diferenças que existem entre ambas.

Uma Política saudável é aquela que esta voltada para os interesses do bem estar da população. É quando um Político traça metas para desenvolver um Município ou Estado e resolver problemas deixados por outra administração pública, de acordo com as necessidades de um povo nos diversos setores como na educação, saúde e dentre outros, evitando assim a corrupção.

Apesar de o sistema brasileiro ser capitalista e democrático, nem todos são tratados com igualdade, e sim de acordo com sua função social e sua representatividade sem distinção de raça, cor, sexo e religião, determinados pelas nossas leis. Em relação a elas, que são arcaicas no nosso país e que deveria passar por uma reforma mais justa, e sim se aplicar adequadamente e de forma real no que reza os direitos humanos. Isso é um fato que até hoje esperamos pra suavizar o exercício dessa ciência governamental.

A outra forma de exercer o direito político está pautada no interesse próprio, sendo o principal fator para a existência da corrupção. É uma configuração social e econômica de exclusão, que evidenciada em pequenas, médias e grandes cidades brasileiras.

Esse tipo de política torna os cidadãos participantes em verdadeiros adversários dentro e fora do próprio governo, tornando assim um governo não promissor, e fraco pra enfrentar as acusações ou pedidos de melhoria por parte da população prejudicada ou oposição governamental.

Na realidade, nesse sistema político existem vencedores e perdedores. Os que receberam os méritos pra exercer essa função tentam fazer algo melhor e diferente pra agradar o povo e tentar através das novas realizações contornarem as dificuldades herdadas pelo governo antigo; enquanto os vencidos sempre acham algo pra atrapalhar ou acusar a nova administração, evidenciando assim a politicagem, por não está exercendo mais o poder de forma interesseira.

Outro aspecto dessa politica rídica é a manifestação ou a presença de pessoas, que nunca fizeram algo enquanto governo em nenhum setor, e tenta de todo feitio se colocar diante da população como “Salvadores da Pátria”, enquanto suas condições socias e politicas não condiz com os fatos. Em vez de demonstrarem trabalhos de utilidade pública e em benefício do povo, se escondem através de falsos personagens na vida real e virtual pra tentar distorcer a inteligência da população, que passou a ter a maturidade com as experiências politicas vividas ao longo da vida.

O Brasil é um país, que desde os seus primórdios de colonização que existe esse método politiqueiro de exercer a ciência dos negócios públicos, enquanto não houver uma Reforma Política digna, responsável e realmente democrática em benefício do Povo, sempre existirá um lado descontente com o outro que está com o Poder nas mãos.

Por isso, em vez de querer aparecer ou desvirtuar qualquer situação pública, seja um cidadão atuante e preocupado com o próximo, tenha raízes políticas sólidas, use a inteligência e sabedoria pra projetos gratificantes para o real exercício da cidadania; não espere um dia por um emprego político que tem tempo determinado, acredite que você pode conseguir muito mais, através do Estudo, e seja realmente um cidadão político e não politiqueiro; porque na política o caráter e o respeito exercido com responsabilidade e dignidade refletem na construção do ser que almejamos ter um dia nesse setor tão disputado.

Fonte: Carlos Machado