O juiz titular do juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Lei Maria da Penha), José Olindo Gil Barbosa, participou de audiência, via teleconferência com a ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal, na manhã desta terça-feira, (07/06).
A ministra é idealizadora da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, esforço conjunto dos núcleos da Lei Maria da Penha nos estados para julgar o maior número de processos envolvendo a problemática da violência doméstica e ao mesmo tempo discutir e difundir ações socioculturais em torno do tema.
O juiz José Olindo detalhou à ministra o funcionamento do juizado, único no Estado voltado exclusivamente ao cumprimento da Lei Maria da Penha fora do âmbito das varas criminais, como ocorre no interior, nas comarcas de Picos e Parnaíba.
O magistrado também repassou durante a audiência relatos das edições realizadas no Piauí da Semana da Justiça pela Paz em Casa, destacando as atividades ocorridas junto à população, fora do ambiente do Fórum, buscando o esclarecimento e a divulgação de informação, e também a adesão do público masculino na colaboração para a mudança de mentalidade cultural em relação ao tema.
A ministra Carmen Lúcia, que realiza durante o decorrer desta semana audiências desta natureza com quase duzentos juízes ligados ao tema em todo Brasil, demonstrou especial preocupação com números de violência contra a mulher apresentados no PI, através de casos destacados nacionalmente pela mídia.
Ao término da teleconferência, o juiz José Olindo Gil Barbosa externou à ministra seu desejo de continuar recebendo apoio e respaldo na realização das Semanas futuras, bem como em outras ações idealizadas pelo Núcleo.
Fonte: Ascom TJ/PI