O município de Altos, cidade distante 38 km de Teresina, é o que podemos classificar de uma cidade comandada por mulheres. Curiosamente, cinco mulheres ocupam atualmente os principais cargos de poderes constituídos no município. Elas chamam a atenção, incomodam criminosos e desempenham funções importantes dentro da instituição onde trabalham.

A mais recente a assumir a função de mandatária foi à nova titular da delegacia de Altos, a delegada Alexandra Santos que tomou posse na última segunda-feira (17). Ela trabalhava no 2º Distrito Policial de Campo Maior e substitui o delegado Cadena Júnior que foi transferido para o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) em Teresina.

O gênero feminino também ocupa os maiores cargos na esfera do poder judiciário no município. A promotora Márcia Aída Silva é a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Altos. Na Justiça Comum quem responde é a juíza Andréia Parente. E ainda na área da justiça, a Juíza Carmem Ferraz é responsável pela Justiça Especial e Eleitoral do município.

No campo do poder executivo municipal, o destaque é a prefeita Patrícia Leal. Eleita em 2012 com mais de 50% dos votos, a gestora fez história contra a hegemonia do sexo masculino no comando da prefeitura.

Em cada profissão a presença feminina vai além do espaço conquistado. Presença é também sinônimo de aprovação. No caso da atual gestora, em pesquisa divulgada recentemente pelo BrVox aponta que a prefeita Patrícia Leal possui uma aprovação de 71,84% dos entrevistados em Altos. Enquanto 15,53% desaprovam. 12,62% não sabem ou não opinam. Na avaliação, 38,59% consideram que a administração de Patrícia é boa. 26,46% dizem que é ótima. 19,90% acham que é regular. 7,77% ruim e 4,13% péssima.

Mercado de trabalho e espaço na política

De acordo com Ministerio do Trabalho e Emprego (MTE), em 2012, o crescimento das mulheres foi de 3,89%, já o dos homens foi de 1,46%. A participação das mulheres no mercado de trabalho cresceu mais do que a dos homens em 2012. O crescimento foi de 3,89% ante ao aumento de 1,46%. Com isso, as mulheres passaram a representar 42,47% da força de trabalho.

No campo da política, após a eleição da primeira presidenta do Brasil, as mulheres cresceram e ganharam espaço na política no país. Em relação a 2008, na última eleição municipal foram eleitas 30% a mais de prefeitas, e nas câmaras de vereadores a presença feminina aumentou em 17%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Juíza Andréia Parente

Delegada Alexandra Santos

Prefeita Patrícia Leal e Juíza Carmem Ferraz

Com informações de Fábio Brito e Radialista Mineral