Segundo o advogado Daniel Oliveira, especialista em Direito Público, até o mês de dezembro, o vice-prefeito, Dr. Marcelo Mascarenha, deve assumir a Prefeitura de Altos. “O prefeito Fonsêca foi condenado à perda do cargo por uma decisão unânime da Segunda Turma Criminal do Tribunal de Justiça. É muito difícil o Superior Tribunal de Justiça inocentar o prefeito. O mais provável é que seja confirmada em Brasília a sentença que foi dada em Teresina. O que o prefeito e seus advogados estão fazendo é só ganhar tempo. Mas nossa expectativa é que até dezembro a decisão seja tomada, Dr. Fonsêca seja afastado e o Dr. Marcelo Mascarenha assuma a prefeitura”, afirmou o advogado.
Uma pessoa que trabalha no Ministério Público, e pediu para não ser identificada, confirmou as palavras do advogado. “Fonsêca responde a três ações criminais: duas no Tribunal de Justiça do Piauí e uma no 1º Tribunal Regional Federal. Além disso, existe na comarca de Altos três ações por improbidade administrativa contra ele. E ele ainda figura como investigado em uns três inquéritos da Polícia Federal. O cerco está fechando para ele. Um dia a casa cai”.
Outra fonte do Tribunal de Justiça do Piauí, após explicar detalhadamente a gravidade da situação do prefeito Fonsêca, concluiu afirmando: “Aqui é um Tribunal. Mas se fosse um hospital, diria que Dr. Fonsêca está respirando por aparelhos. É uma questão de tempo.”
Procurado para se manifestar sobre o assunto, o vice-prefeito Dr. Marcelo, não quis fazer maiores comentários. Disse que "o Judiciário tem sua própria dinâmica e vai se manifestar no tempo que considerar conveniente. No momento, o que me preocupa mesmo é ver Altos e a sua população viver no abandono que está vivendo. É isso que precisa acabar”, concluiu.