O governador Wellington Dias marcou a inauguração do Rodoanel de Teresina para o dia 5 de fevereiro, ao meio dia. A obra, que possui 28km de extensão, foi concluída no final do ano passado e liga as BRs 343 e 316 em Teresina. Iniciada em 2012, o Rodoanel tem como principal objetivo reduzir em 15km as distâncias entre as saídas Norte e Sul do Estado, desafogando o fluxo de veículos. Ao longo dos anos, a expectativa é que 5 mil veículos deixem de passar pela cidade por dia.
"O Rodoanel representa um ganho substancial na mobilidade, fluidez do trânsito, porque vamos retirar muitos caminhões, carros de grande porte e de carga da zona Sul da capital, especialmente da Tabuleta. Só isso já é um grande ganho para Teresina. Nos estudos iniciais se apontava em torno de 5 mil veículos por dia deixando de passar pela cidade, mas isso é de forma gradual", disse ao site Cidade Verde o secretário de transportes, Guilhermano Pires.
A obra foi orçada inicialmente em R$ 100 milhões, mas por conta de reajustes, estudos ambientais, monitoramento arqueológico, georreferenciamento e desapropriações, passou para R$ 122 milhões. Para o secretário, outra função do rodoanel é ser um vetor para a economia.
"Acreditamos que o rodoanel tem um condão de ser um vetor na economia. É uma nova área de expansão industrial, atrai serviços e se torna uma nova área de expansão imobiliária, se tornando um ciclo virtuoso na economia, consequentemente gerando emprego e renda", afirma.
Ainda de acordo com o secretário, essa é a primeira parte da obra. Há um projeto para que o Rodoanel chegue até a PI-130 e de lá siga até Timon, no Maranhão.
"É a primeira etapa. O governador já está trabalhando para estender o rodoanel da BR-316 até a PI-130, na altura do polo cerâmico. Estamos aguardando o Dnit para definir a ponte e continuar o anel viário até a cidade de Timon, que ai sim teríamos um ganho mais substancial ainda. Quem sabe também no futuro fazemos esse anel viário se tornar também um anel ferroviário, tirando os trens de dentro da capital", finalizou.
O rodoanel de Teresina conta com 28km de rodovia asfaltada, em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma ponte em estrutura mista (concreto e aço) sobre o rio Poti, com 240m de comprimento e 20m de largura; um viaduto ferroviário com 105m de comprimento e um viaduto com 40m de comprimento sobre a BR 343 e outro viaduto de 40m de comprimento sobre a BR 316.
Fonte: Ccom