Hoje (21), a Câmara Municipal de Altos enviou requerimento à Assembleia Legislativa solicitando que a Casa tome providências.
Há também outro problema. A lei, apesar de já ter sido sancionada há três anos, nunca foi regulamentada. Isso, segundo o deputado Cícero Magalhães (PT), prejudica a aplicação da lei. Para discutir o problema, o parlamentar vai presidir uma audiência pública no próximo dia 29, no plenarinho da Alepi.
O sistema de transporte semi-urbano da Grande Teresina engloba os municípios de União, Altos, José de Freitas, Demerval Lobão, Lagoa Alegre, Miguel Leão, Coivaras, Beneditinos, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Curralinhos e Lagoa do Piauí, além de Timon, no Maranhão. Quando de sua aprovação, o principal argumento utilizado foi a possibilidade de redução do preço da passagem paga por passageiros que se deslocam diariamente de suas cidades a Teresina ou vice-versa.
"Na própria lei que nós aprovamos dizia que a matéria deveria ser regulamentada posteriormente pela Assembléia. Então, é isso que vamos discutir. Por exemplo, temos uma grande procura de alunos por conta da não validade da meia passagem", exemplificou Cícero Magalhães. "Outra coisa que precisamos discutir: possibilidades de redução da passagem paga por trabalhadores que comprovadamente vem para Teresina e voltam todos os dias", acrescentou. Estima-se que diariamente 1,2 milhão de passageiros utilizem o sistema.
A lei prevê ainda que os empresários terão que trocar os veículos a cada três anos, para garantir a segurança aos passageiros. A deputada Flora Izabel afirmou que, com o novo sistema, as empresas vão ganhar com a otimização e renovação da frota.
Fonte: O Dia