O município de Altos foi o único do Piauí a aderir, em 2013, ao programa Canal da Cidadania, do Governo Federal. O programa busca fomentar a produção audiovisual independente local e regional e atuar na prestação de serviços de utilidade pública.
Para tanto, o Canal da Cidadania faz uso de multiprogramação possibilitada por TV digital, atingindo as comunidades municipais, incentivando a expressão da diversidade social, da cultura e da educação, democratizando o acesso à informação.
De acordo com a prefeita Patrícia Leal, que tem mantido uma gestão de parcerias com o Governo Federal e do Estado, o programa Canal da Cidadania vai potencializar as políticas de inclusão, assistência social e educacionais que vêm sendo trabalhadas em seu governo.
Ainda segundo a prefeita de Altos, uma das metas prioritárias de seu governo é possibilitar a participação efetiva das comunidades na gestão pública municipal, criando mecanismos que aproximem a população das ações da administração, gerando resultados concretos.
“A importância do Canal da Cidadania não se resume à possibilidade de comunicação em si, mas no exercício da cidadania de fato, na medida em que abre espaço, também, para ações voltadas à educação e às manifestações culturais, consequentemente, colaborando para a politização das pessoas”, pontua Patrícia Leal.
O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, observa que a contemplação de Altos com o Canal da Cidadania representa uma “revolução” para a administração pública do município, garantindo acessibilidade à população quanto aos programas de gestão.
“O governo municipal busca, justamente, permitir a expansão de ações educativas e que colaborem, efetivamente, para com a afirmação da cidadania, proporcionando acesso a informação de qualidade e abrindo as portas para a voz das comunidades”, finaliza Warton.
Fonte: Ascom