O município de Altos, na Grande Teresina, reúne as melhores condições para abrigar um novo sítio aeroportuário que deve ser construído nos próximos anos na região. O empreendimento será viabilizado pela alocação de recursos na ordem de R$ 500 milhões junto ao PPA (Plano Plurianual de Desenvolvimento) pelo deputado federal Júlio César Lima.
Cabe ressaltar que o parlamentar já se manifestou a favor da ideia de que seja construído em Altos. Seguindo na mesma direção, no sábado (21), um grupo de altoenses se reuniu para deliberar sobre o assunto e apresentar argumentos às autoridades estaduais e federais no sentido de que tal obra seja realmente implantada no município.
Participaram do encontro, realizado na residência do juiz de direito José Olindo Gil Barbosa, além do próprio, sua mulher, Ângela, o jornalista Toni Rodrigues, os professores Silva Neto, Pedrina Rodrigues e Márcia Beatriz, Rosilene Viana, o delegado Paulo Pires, o estudante Paulo Júnior, o economista Clóvis Raulino, da Fundação Cepro, a cantora Fátima Castelo Branco, o sindicalista Adonias Higino, o advogado Marcondes Gomes de Araújo, o radialista Francisco Ferreira Dutra e Deusa, Pedro Rodrigues, dentre outros.
Ficou definida a criação de um grupo a ser denominado inicialmente MMA (Movimento dos Amigos de Altos) e que terá caráter suprapartidário, podendo tomar parte nele qualquer cidadão, independente de sua orientação política ou orientação. Ficou definido também que será apresentado ao governador Wilson Martins e outras autoridades um documento relacionando as vantagens do aeroporto ser construído em Altos.
Entre elas, pode-se destacar o fato de que se trata da rota de passagem para municípios turísticos da região norte, como Parnaíba e Luís Correia, Pedro II, além da Rota das Emoções, que compreende a região dos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE). “A reunião foi interssante e iremos continuar com essa pauta em locais publicos e privados”, afirma Clóvis Raulino. “ Quem se sentir responsável pelo meio ambiente e for um defensor das boas causas de Altos, está convidado a participar do nosso movimento”, enfatizou a cantora Fátima Castelo Branco.
O jornalista Toni Rodrigues explica que as autoridades estão definindo a construção de um novo aeroporto. Em Teresina, o prefeito Elmano Ferrer revogou decreto de desapropriação na zona norte por não concordar com o projeto de ampliação do atual (Petrônio Portella). Ele considera importante a construção de um novo empreendimento. O governador autorizou a realização de estudos técnicos de viabilidade na zona sul de Teresina em direção ao município de Demerval Lobão. “Queremos habilitar o nosso município para que também se realize aqui um estudo de viabilidade.”
O delegado Paulo Pires considera que a região das Montanhas abriga um enorme platô com ligação facilitada a Teresina e a rodovia BR-343. Outros também se pronunciaram. O advogado Marcondes Gomes afirma que o assunto deve interessar a todos que se preocupam com o desenvolvimento de Altos. “Será o maior investimento de todos os tempos da história do Piauí.”
Por Toni Rodrigues