O líder político e pré-candidato a prefeito Espedito Mendes Pacífico (PTB) se manifestou contra pesquisa do BrVox publicada na tarde desta quarta-feira (13) pelo portal 180 graus atribuindo 47% de preferência em favor de sua adversária Patrícia Leal (PPS). Segundo ele, a se considerar os números da pesquisa, a eleição já estaria definida com cinco meses de antecedência e antes mesmo de começar a campanha eleitoral, além do que a quantidade de indecisos é muito baixa, apenas 18%, o que mostra descompasso em relação ao andamento do processo.
Pacífico disse que vai ingressar com representação no Ministério Público Eleitoral para que sejam apurados os critérios de coleta e tabulação de dados.
O pré-candidato afirmou que na eleição passada para prefeito de Altos uma pesquisa do Instituto Jales publicada no dia 2 de outubro, um dia antes do pleito, dava 18% de vantagem ao candidato da situação. Com apuração das urnas, mostrou-se que a vantagem do então prefeito foi de apenas 2%. “Temos tudo para acreditar que está havendo manipulação de pesquisas para beneficiar a pré-candidata do PPS. Por isso estamos pedindo ao Ministério Público Eleitoral que investigue e se posicione. Queremos uma eleição limpa e não marcada pela mediocridade. A campanha ainda nem começou e o pleito já está definido?! Que conversa é essa?! A Justiça deve agir para garantir o equilíbrio da disputa. Estaremos vigilantes e cobrando nossos direitos”, declarou o candidato. Segundo ele, “o portal 180graus tem tradição de tendenciosidade com suas pesquisas eleitorais, citando como exemplo o pleito de 2010, quando dava como certa a vitoria de João Vicente Claudino no 1º turno da eleição para governador. Em Teresina ele ganhava até mesmo de Sílvio Mendes, o que não se confirmou.” E arremata: “Queremos pesquisas, mas pesquisas sérias, confiáveis, que possam denotar o real sentimento do eleitorado.”
Fonte: Toni Rodrigues