Por ocasião dos 91 anos de autonomia político-administrativa de nosso município, a Prefeita de Altos, Patrícia Mara da Silva Pinheiro (Patrícia Leal), realizará no próximo dia 12 de outubro, dia do aniversário da cidade, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Poeta Zé da Prata.
A insígnia trata-se da maior honraria municipal e foi criada pela Lei Municipal n° 46/2001, de 02.01.2001, na administração Elvira Raulino, sendo concedida a personalidades que tenham reconhecido serviço prestado à cidade, ao seu desenvolvimento, ao seu povo e à administração dos negócios municipais em todas as áreas do saber humano (art. 1° da Lei n° 46/2001).
Para a outorga da Medalha, os nomes são submetidos à aprovação em reunião do Conselho da Ordem do Mérito Poeta Zé da Prata, constituído por 01 representante da Prefeitura, 01 representante da cultura municipal, 01 representante da Academia Piauiense de Letras e 01 representante do Poder Legislativo local, sob a presidência do(a) Prefeito(a), presidente nato do Conselho, com mandato respectivo à sua função de Chefe do Executivo Municipal (parágrafo único do art. 3° da Lei n° 46/2001).
Atualmente o Conselho da Ordem do Mérito Poeta Zé da Prata é presidido pela Prefeita Patrícia Leal, sendo Chanceler o professor e pesquisador Carlos Alberto Dias, Coordenador de Cultura.
Edição anterior
Até a presente data, aconteceu apenas uma edição de outorga da honraria, que teve lugar na Chácara El Ville, em Altos, a 22 de dezembro de 2004. Na solenidade foram agraciadas as seguintes personalidades: Abelardo Barbosa, o Chacrinha (in memorian); Antonio José Vieira, Secretário Municipal de Transportes de Altos; Carlos Alberto Dias, professor, pesquisador e escritor; Edcarlos José da Costa, Secretário Municipal de Administração de Altos; Francisco Hardi Filho, poeta, escritor, membro da Academia Piauiense de Letras; Ignês Sousa Pereira (1919-2006), poetisa, cronista e memorialista; Luís Antonio Caminha Veloso, Comandante da Guarda Municipal de Altos; Maria Aldora da Costa Caland, Secretária Municipal de Educação de Altos; Marize do Monte Santos, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Altos; Roberto Carlos Braga, cantor e compositor brasileiro; e Teresinha Alcântara Costa, altoense eleita Miss Piauí em 1956, que participou do Miss Brasil, sendo muito bem colocada no certame.
Edição atual da Medalha
Integrando o calendário de atividades comemorativas dos 91 anos da cidade de Altos, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Poeta Zé da Prata acontecerá no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, a partir das 11 horas do dia 12 de outubro de 2013, ocasião em que também a Câmara Municipal concederá a Comenda do Mérito Honório Barbosa, honraria do Legislativo Municipal concedida a personalidades que fizeram parte da trajetória histórica, social, cultural e política do município. Também no ensejo será lançado o livro de poesias Cantos & encantos da vida, da poetisa altoense Desterro Gomes, sob organização da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.
Agraciados com a honraria em 2013
01. Anfrísio Rosendo Máximo (Zil Rosendo) - post mortem: marinheiro, cantor e compositor; introdutor da Bossa Nova no Piauí. Nascido em Altos em 1935 e falecido no Rio de Janeiro, em 1966.
02. Antonia Ribeiro de Almeida (Totônia Almeida): poetisa, cronista, memorialista e professora. Colaboradora do jornal O Altoense, da Revista Altoense, do Almanaque da Parnaíba, de Parnaíba-PI, e do Boletim da Paróquia de São José (Altos). Integrou a Pontifícia Obra das Vocações Sacerdotais de
Nasceu em Altos, onde reside, a 28 de novembro de 1925.
03. Anison Soares de Almeida: contador, servidor público, político. Vereador de Altos nas legislaturas de 1997 a 2000, 2001 a 2004, ocasião em que presidiu a Câmara, de 2001 a 2002; e de 2004 a 2008. É o atual Secretário Municipal de Finanças da Prefeitura de Altos.
04. Arlindo Martins Soares: agricultor, agropecuarista e político. Ex-Vereador decano da Câmara Municipal de Altos, contando atualmente 102 anos de idade. Nasceu na Lagoa dos Martins, deste município, em 1911, vindo de uma família longeva e tradicional daquela localidade rural.
Vereador eleito no memorável pleito municipal de 1972, obtendo 592 sufrágios pela Aliança Renovadora Nacional – sublegenda ARENA II, votação bastante expressiva para a época. Exerceu o mandato na legislatura de 1973 a 1977, numa época em que Vereador não era remunerado pela função legislativa.
05. Elvira Mendes Raulino de Oliveira: jornalista, cronista social e política. Prefeita Municipal de Altos de
Trabalhou na Rádio Clube de Teresina, onde fez o primeiro programa de auditório. Depois passou à Radio Pioneira. Na imprensa escrita atuou nos jornais O Compasso, Folha da Manhã, O Dia, O Estado (depois Meio Norte) e Diário do Piauí (1978), de que foi proprietária, dentre outros.
Elvira foi pioneira em muitas realizações: criou a primeira agência de publicidade de Teresina; fundou a primeira emissora de rádio de Altos – Rádio São José, inaugurada em 1987; criou a ASCROPI – Associação de Cronistas Sociais do Piauí, a primeira do gênero em todo o país; fundou em Teresina o primeiro time de futebol feminino; idealizou a criação da primeira associação de turismo do Piauí, a ASPITUR – Associação Piauiense de Turismo, depois PIEMTUR, e fundou a primeira agremiação política feminina do Brasil, a Arena Feminina, depois transformada no Movimento Organizado Feminista – MOF.
Assessora de comunicação da Universidade Federal do Piauí. Presidente da PIEMTUR.
Rainha da Imprensa, título concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí. Papisa do Colunismo Social no Estado. Fundou com o esposo José Ronaib a revista Detalhes, de crônica social e mudanismo. Por seu prestígio nacional, representou o Piauí como jurada no lendário Programa do Chacrinha, por mais de 10 anos.
Filha do ex-Deputado Estadual Mário Raulino, Elvira é uma altoense nascida em Teresina, no dia 21 de setembro de 1946.
06. Francisca Figueirêdo de Sousa Monte (Fransquinha Figueirêdo): poetisa cronista e professora. Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. É altoense, nascida em 07 de outubro de 1935.
Desenvolveu o magistério nos colégios Afonso Mafrense e Pio XII, ambos de sua terra natal.
Colaboradora assídua do jornal O Altoense e Revista Altoense. Consta no rol dos literatos do nosso estado como verbete no Dicionário biográfico escritores piauienses de todos os tempos, de Adrião Neto.
Autora do livro Com muito amor e carinho, escrevi para mamãe, homenagem à sua genitora Suçú Figueirêdo.
07. Francisco Ferreira Filho (Chiquinho Cazuza) - post mortem: professor, historiador, servidor público federal. Poeta, prosador; fundador, diretor e redator-chefe do jornal O Altoense e da Revista Altoense, veículos impressos dedicados à divulgação da história e cultura local. Autor do livro Cotidiano & memória, publicado em 2005. Nasceu em Altos em 1938 e aqui faleceu em 2001.
É Patrono da cadeira n° 39 da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL, cujo primeiro ocupante é o professor e escritor altoense Carlos Dias.
08. Gentil de Araújo Veras: Delegado de Polícia; Coletor Estadual. Radicado há mais de 50 anos em nossa cidade. Recentemente, no mês de setembro, completou seu primeiro centenário de nascimento.
09. Guilherme Cavalcante de Melo (Guilherme Melo): teresinense, nascido em 1952. Administrador, advogado e político. Assessor da extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER) e da Câmara dos Deputados. Membro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) no estado do Piauí, além de diretor de empresas, como a Imobiliária Primavera e a Nova Terra Reflorestamento e Agropecuária; assessor da CEPISA (Companhia Energética do Piauí S.A.). Foi diretor da Associação Comercial do Piauí.
Deputado Estadual (1987-1991), Vice-Governador (1991-1994) e Governador do Piauí (1994-1995).
Foi durante a sua passagem pela administração do estado que Altos ganhou o Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, construído em parceria com a Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito Cézar Leal, e inaugurado solenemente em 16 de dezembro de 1994, contando com a presença do Governador homenageado, diversas autoridades municipais e estaduais e incontável número de pessoas.
10. Iveuta de Abreu Lopes: Professora Doutora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), onde foi Pró-Reitora de Pesquisa e Graduação. Tem Mestrado em Sociolinguística pela Universidade de Brasília (UnB). Experiente professora e formadora de professoras há décadas no estado do Piauí.
Co-autora do livro Linguística e ensino de Língua Portuguesa: sensibilidade cultural e interação didático-pedagógica, editado pela UFPI em 2000. Possui outros títulos publicados.
11. João Cleto de Sousa: Delegado, professor e cronista. Natural de Altos, onde nasceu em 08 de julho de 1941. Bacharel em Direito pela antiga Faculdade Federal de Direito do Piauí em 1970. Licenciado em Disciplinas Especializadas do 2º Grau-Esquema I pela FUFPI em 1977.
Na vida profissional exerceu inúmeras funções públicas, notadamente ligadas à área da segurança na capital piauiense: Delegado do 2º DP (1971), Delegado do 5º DP (1974), Assessor da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Piauí (1975), Delegado do 3º DP (1977), Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública (1975 – 1978), Delegado do 7º DP (1978), Delegado de Acidentes (1979), Diretor do DOPS (1982), Diretor do Departamento de Polícia da Capital (1982), Diretor da Escola de Polícia Civil (1986), Corregedor de Polícia Civil (1987), Delegado Classe Especial da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e Professor da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí. Conselheiro da APEP (1979).
Diretor Legislativo e Assessor Jurídico da Assembléia Legislativa do Piauí. Livre pensador, integrou-se à maçonaria de seu estado, sendo membro do Conselho Estadual Maçônico (1979); Juiz do Tribunal Regional Eleitoral Maçônico do Grande Oriente do Piauí, por ato de 28.10.1986, e Presidente do Egrégio Tribunal Maçônico do Grande Oriente do Estado do Piauí (1986).
Em Teresina, foi diretor da Unidade Escolar Lélia Avelino – Supletivo Esquema III, professor de Organização Social e Política do Brasil na antiga Escola Técnica Federal do Piauí (atual IF-PI), onde também foi professor de Direito e Ética no curso de Tecnólogo em Radiologia. Professor de Investigação Policial no curso de Segurança Pública da Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
Por sua larga folha de serviços prestados à educação e segurança pública da capital piauiense, foi agraciado com o título honorífico de Cidadão Teresinense em 08 de julho de 1998, por iniciativa do vereador e amigo Brito Bozon.
Irmão da poetisa e prosadora Francisquinha Figueirêdo, João Cleto tem sua veia literária manifesta através da crônica e da oratória, possuindo farto volume de escritos de sua autoria ainda inéditos, a que ele deu o nome de “Crônicas cronometradas”.
12. João Kennedy Eugênio: Professor Doutor do Departamento de Geografia e História da Universidade Federal do Piauí. Mestre em História Social e Pós-Doutor em História. Professor, historiador e escritor, com vários livros publicados, dentre os quais: Histórias de vário feitio e circunstância (2001), Gente de longe (co-autoria), Itinerário existencial e poético de H. Dobal, e Ritmo espontâneo (2011), com o qual ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, a maior honraria do gênero do país. Tem artigos publicados na revista Cadernos de Teresina e Espaço-tempo.
Natural de Teresina, ali nasceu em 01.11.1964, tendo residido longos anos em nossa cidade e contribuído na formação religiosa de nossos munícipes. Foi Professor e Diretor da Escola Normal Cazuza Barbosa, desta cidade.
13. Jorge Pereira dos Santos Neto: de família altoense, mas nascido em Teresina, por falta de maternidade em nosso município, no dia 12 de outubro de 1971.Policial altamente preparado para o exercício da função e que cedo ascendeu aos mais altos patamares da hierarquia da Polícia Militar do Piauí.
Funções militares: Comandante do PPO do bairro São João, em Teresina-PI; Sub-Comandante e Comandante da Companhia de Campo Maior-PI (15º BPM); Comandante da 3ª Companhia do 9º BPM, em Teresina-PI; Coordenador do COPOM–QCG, de Teresina-PI; Sub-Comandante do 11º BPM de São Raimundo Nonato-PI; Sub-Comandante do 1º BPM de Teresina-PI; Comandante do Corpo de Alunos do CFAP, em Teresina e Sub-Comandante do CFAP, na mesma cidade. Dentre as funções civis, esteve como Delegado Especial das cidades piauienses de Bocaina (1996), Sigefredo Pacheco (1998) e Cocal de Telha (1998); Delegado de Polícia em São João do Piauí-PI (1999/2001) e de Castelo do Piauí-PI (2002).
Atualmente é Major e Sub-Comandante do CFAP.
14. José Gil Barbosa (post mortem): advogado, político, professor, tabelião público; Vice-Prefeito (1955); Prefeito (1955-1959; 1967-1971; 1983-1988); Deputado Estadual (1963-1967); criador da Biblioteca Pública Municipal João Bastos (1936).
Membro da Loja Maçônica Acácia Altoense; presidente da Cooperativa Agropecuária de Altos, dentre outras importantes funções. Nasceu em Altos, em 1918 e faleceu em Teresina, em 2013.
15. José Menezes de Morais (Menezes y Morais): consagrado poeta, contista, romancista, jornalista e professor. Nasceu em Altos, a 29 de julho de 1951.
Formado em História pela Universidade de Brasília, onde reside, é professor universitário e milita na imprensa. Dirigiu o Sindicato dos Jornalistas e foi presidente e vice-presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal-SEDF.
Menezes y Morais foi um dos pioneiros da renovação poética no Piauí na década de 70, ao lado de Alcenor Candeira Filho, Cinéas Santos, José Pereira Bezerra, Airton Sampaio, Paulo Machado, William Melo Soares, Nelson Nunes Leonam, Kernard Kruel, Rubervan Du Nacimento e Elmar Carvalho, dentre outros.
Publicou vários livros, dentre os quais: Laranja partida ao meio (1975); 1964 - Poemas do sufoco (1986); Pássaros da terra com paisagens humanas (1982); Diário da terra & cenas da cidade sitiada (1984), A balada do ser e do tempo (1986-87), O suicídio da mãe terra (1980) e O livro das canções de amor & outros cantares de igual teor, dentre vários outros. Participou de inúmeras antologias. Figura nos livros Anos 70; por que essa lâmina nas palavras? (1993), de José Pereira Bezerra; A poesia piauiense no século XX (1995), de Assis Brasil; é verbete no Dicionário biográfico escritores piauienses de todos os tempos (1995), de Adrião Neto.
Sendo o mais expressivo nome de nossas letras, Menezes alcançou projeção nacional e até internacional. Tem poemas traduzidos para o espanhol, pela Sul Americana Editores-RS, e outros musicados por Sérgio Duboc, Itta Cata Preta, Anand Rao, Genésio Tocantins e Renato Matos.
16. José Wellington Barroso de Araújo Dias (Wellington Dias): bancário, líder sindical, político. Nasceu em Oeiras, a 05 de março de 1962. Político, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi governador do Piauí, eleito em 2002 e reeleito em outubro de 2006. Detentor de carreira política clássica, dentro de uma década foi eleito Vereador de Teresina (1993-1994), Deputado Estadual (1995-1999), Deputado Federal (1999-2002) e Governador do Piauí (2003-2010).
Em outubro de 2010 foi o Senador mais votado do estado, com quase um milhão de votos. Tendo iniciado seu mandato no Senado em 2011, exercerá o mesmo até 2018, quando finda a presente legislatura.
17. Laurindo Raulino (post mortem): prosador, magistrado, professor e jornalista. Altoense, nasceu em 28 de novembro de 1907.
Participou de várias agremiações literárias e colaborou em jornais e revistas da época. Vice-presidente do Petit Club, em 1926; membro da Sociedade Recreativa Clube dos Novos, em 1927, do qual foi segundo secretário; membro fundador do Cenáculo Piauiense de Letras, onde foi titular da cadeira n° 01. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro, onde desenvolveu as funções de inspetor de alunos no Internato e professor de Ciências Físicas e Naturais da Escola Brasileira de São Cristóvão.
No Piauí exerceu a magistratura e o magistério. Primeiro Suplente do Juiz de Direito da Comarca de Socorro do Piauí; Juiz de Direito nas comarcas piauienses de São Miguel do Tapuio (1942), Altos (1941-1966) e Piripiri (1966-1971); Juiz da 3ª Vara Criminal de Teresina, em 1979, e Corregedor da Justiça. Como Juiz, manteve intensa preocupação com o tratamento aos menores abandonados.
Faleceu na capital piauiense, em 07 de fevereiro de 1985.
18. Manoel Gonçalves da Costa (Mané Tomé): funcionário público aposentado da Comarca de Altos; poeta popular, um dos mais férteis da produção literária altoense. Publicou em 1984 o folheto de cordel O fracasso do PDS na terra de João de Paiva. Possui vários trabalhos inéditos. Natural de Altos, nasceu no hoje bairro Santo Antonio em 1923, há 90 anos.
19. Manoel Luís Sales (Manoelzinho Barbeiro): comunicador, radialista, fundador da amplificadora A voz das flores, instalada em Altos no ano de 1970, tendo permanecido ativa até 1987. Natural do estado do Ceará, radicou-se em Altos há mais de 50 anos. Apresentador de programa radiofônico na Rádio São José dos Altos.
20. Maria da Natividade do Valle Ibiapina (Nati Valle) - post mortem: uma das mais proficientes administrações que o Ginásio Pio XII já teve. Professora aposentada. Filha do coronel Miguel Telésforo do Valle, nasceu em Altos a 12 de setembro de 1935.
Formada
21. Maria de Fátima Oliveira Castelo Branco (Fátima Castelo Branco): poetisa, cantora e compositora. Foi a primeira cantora do Norte/Nordeste a lançar um songbook (livro de músicas), em 2001. Com a música Teu traquejo foi premiada em 2º lugar no Festival Canta Nordeste em 1993.
Dentre seus trabalhos musicais lançados, estão os cds Pedindo um tom (enfocando os gêneros chorinho, bossa nova e samba), Bem Brasis e Bossas de verão. Escritora, com livro publicado em poesias e canções. Natural de Teresina, Fátima é altoense desde a mais tenra idade, tendo nascido na capital piauiense em 1959.
22. Maria dos Anjos Gomes de Almeida (Dos Anjos): professora e militante política. Lecionou no antigo MOBRAL nos anos 70. Professora pública aposentada das redes estadual e municipal de ensino em Altos.
Várias vezes candidata a Vereadora em Altos. É uma das mais aguerridas defensoras da cidadania e dignidade humana. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT). Integrou na Paróquia de São José o CJA – Coral Juventude e Ação e a Pastoral da Juventude – PJ.
23. Maria dos Anjos Silva (Dona Dú): uma das mais conscientes e batalhadoras mulheres pela moralização da política altoense. Membra da comunidade religiosa da Capela de Santa Teresinha, nos bairros São Luiz/Santo Antonio, da qual foi dirigente.
Ativa militante do Partido dos Trabalhadores (PT), por cuja sigla foi candidata a Vereadora e Vice-Prefeita de Altos, não logrando êxito.
Atualmente encontra-se convalescente há vários anos, vítima de aneurisma cerebral.
24. Maria José Barbosa (Zezita Barbosa) - post mortem: professora, servidora pública e política. Primeira mulher eleita vereadora à Câmara Municipal de Altos, desenvolvendo um proveitoso mandato na legislatura 1983-1988, ocasião em que presidiu a Câmara por duas vezes: 01.01.1983-31.12.1984 e 01.01.1987-31.12.1988. Foi Secretária Municipal de Educação de Altos.
De grande religiosidade, participou ativamente dos trabalhos pastorais da Paróquia de São José. Sócio-fundadora e primeira presidente da Associação de São José (1991). Emérita educadora no Grupo Escolar Afonso Mafrense.
Nasceu em Altos, em 1916, tendo falecido na mesma cidade em 2003.
25. Paulo Barbosa dos Santos Rocha (Paulo Santos Rocha) - post mortem: advogado, jornalista, professor universitário, político e magistrado. Grande orador. Nasceu em Teresina a 09 de julho de 1947. Mestre em Filosofia do Direito e Teoria do Estado; Doutor em Direito Social. Quando faleceu, em 31 de outubro de 2012, cursava pós-doutorado na área de Direito.
Deputado Estadual pelo PMDB, como representante do município de Altos, exercendo o mandato na legislatura de 1983 a 1987. Como Deputado, integrou importantes comissões na Assembléia Legislativa, dentre as quais: Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, Comissão de Administração Pública e foi suplente da Comissão de Redação de Leis.
Assessor especial do governo do Piauí. Secretário da Justiça e da Cidadania do Estado do Piauí no período de 1987 a 1988. Nessa ocasião, empregou muitos altoenses como agentes penitenciários civis.
Professor de Ciência das Finanças e de Direito Financeiro na Universidade Federal do Piauí por quase 30 anos. Juiz da 1ª Vara Federal do Trabalho, em Teresina, por aprovação em concurso público de grande concorrência.
Fundador e sócio-proprietário da rádio João de Paiva AM, de nossa cidade, criada em 1989.
Publicou obras jurídicas, dentre as quais: Da Lei, em 1967 (premiada pelo Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Optantes e estáveis (1981) e Flexibilização e desemprego (2006).
26. Teresinha de Sousa Viana: natural de Altos, nasceu em 08 de março de 1960. Professora pública da rede estadual de ensino, tendo exercido o magistério de 1980 ao ano 2008, quando galgou aposentadoria. Formada em Pedagogia; tem Curso Sequencial de Direito Penal.
Escrevente Autorizada do Cartório Zé Gil, deste município de 1972 a 1989, quando passou à função de Tabeliã do Cartório do 2º Ofício, atividade desenvolvida até a presente data. Possui os títulos de cidadã paudarcopiense e coivarense.
27. Wilson Nunes Martins: Governador do estado. Nasceu em Santa Cruz do Piauí. Médico e político, com residência médica em Neurocirurgia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); tem especialização em Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Especialização em Administração Hospitalar e Sanitária pela Universidade Gama Filho; Aperfeiçoamento Profissional em Neurocirurgia e Mestrado em Neurocirurgia.
Foi Professor Colaborador da disciplina de Neurologia da Escola de Medicina da Fundação Técnica Educacional Sousa Marques, no Rio de Janeiro. Professor Assistente da disciplina de Neurologia da Universidade Federal do Piauí; Neurocirurgião do Hospital Getúlio Vargas. É Membro Titular da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Foi chefe dos residentes do Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ e Presidente da Associação Piauiense de Medicina.
Secretário Municipal de Saúde de Teresina e Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (1993-1994); Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento. Deputado Estadual por três mandatos consecutivos (1995-2006), Vice-Governador do Piauí (2007-2010), Coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC e do Núcleo de Estudos e Projetos Especiais-NEPE do Estado do Piauí (2007-2010).
Por Carlos Dias, professor e pesquisador