“Ele é uma criança alegre, que gosta de passear. Mas, não tinha como carregá-lo, à medida que foi crescendo, e acabávamos ficando em casa. Hoje é um dia muito feliz para nós”. O relato é da dona-de-casa Audilene Soares, mãe do garoto José Renam, de cinco anos, vítima de paralisia cerebral. Ele foi um dos beneficiados pelos quase 500 meios auxiliares de locomoção entregues, nesta quinta-feira (27), pelo projeto Ceir Móvel, na cidade de Altos. O evento contou com a presença do governador Wilson Martins (PSB).

Foram distribuídas as cadeiras de rodas e cadeiras de banho solicitadas pela população da região durante o atendimento  no município. As pessoas com deficiência física que moram em Alto Longá e Beneditinos também foram contempladas com esta etapa do projeto, que já esteve em quase 150 cidades piauienses ao longo de quase três anos de atendimento itinerante.

Com a mãe debilitada por conta do Mal de Parkinson, a dona-de-casa Maria Rita Xavier foi ao Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo para receber a cadeira de rodas e cadeira de banho que ajudarão na mobilidade da sua mãe, que tem 81 anos. “Mesmo sendo próximo, seria muito mais difícil levar minha mãe até Teresina para ser atendida no Ceir. E até hoje ela não tinha cadeiras de roda porque não temos condições de pagar”, relata Maria Rita, que mora em Altos.

“Cerca de 12 mil pessoas com deficiência já foram beneficiadas com o projeto Ceir Móvel. Trata-se de uma grande ação social, especialmente por agir em prol de pessoas que viviam à margem da sociedade”, afirmou o governador Wilson Martins, durante a entrega dos equipamentos.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), agradeceu o empenho dos agentes de saúde na mobilização para os atendimentos. “Minha preocupação era fazer com que a equipe do Ceir atendesse o maior número possível de pessoas, pois sei que esses equipamentos vêm, sobretudo, para dar mais qualidade de vida para a nossa gente”, destacou Patrícia Leal.

Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) desde a fundação do local, lembrou que o Centro já realizou mais de meio milhão de atendimentos e tem uma média, 1.570 pacientes a cada mês.

“O Ceir Móvel é uma forma de irmos até onde a população precisa. E trabalhamos pela reabilitação por enxergar na pessoa com deficiência um cidadão como outro qualquer, portador de direitos e deveres”, afirmou Benjamim Pessoa Vale. Ele destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e as prefeituras municipais para manter o projeto, que recebe recursos Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrega dos equipamentos do Ceir Móvel em Atos começou nessa quarta-feira (26). Os superintendentes do Ceir, Aderson Luz e Walter Oliveira, também acompanharam a solenidade, que ainda teve a presença de deputados estaduais, vereadores e lideranças políticas da região. 






Fonte: Ascom