A prefeita eleita no município de Altos (40 km de Teresina) Patrícia Leal (PPS) visitou a sede do Jornal O Dia na tarde desta quarta-feira (24) e concedeu entrevista. Patrícia Leal é contadora, tem 39 anos, é casada e vem de uma família de políticos em Altos, seu pai César Leal já foi prefeito do município. Em conversa com o jornalista Yako Guerra, a nova prefeita falou de compromissos, dificuldades, metas e desafios que acredita que terá ao assumir a prefeitura de Altos em janeiro de 2013.

Confira a entrevista na íntegra:
O DIA: Como surgiu a vontade de se tornar prefeita?
PATRÍCIA LEAL:  "Eu sou de uma família de políticos, meu pai foi político, era prefeito de Altos então eu cresci na política, cresci acostumada a ver as portas da minha casa abertas para o povo. E a política realmente é uma paixão, eu gosto de fazer política por isso decidi ser candidata".

O DIA: O que a senhora considera que tenha sido o ponto mais marcante de sua campanha?
PATRÍCIA LEAL: "Nós tivemos vários pontos marcantes, nossa campanha foi feita de forma limpa e descente com propostas sem ataques nem xingamentos. Então isso marcou muito as pessoas e nossas reuniões aconteceram sempre com grande volume de gente. Mas eu confesso a vocês que o que mais me marcou foi um episódio onde foram apagadas as luzes de um comício nosso em um bairro da cidade e as pessoas permaneceram na reunião mesmo no escuro, eles ascenderam às luzes dos celulares quando eu cheguei. Pra mim este foi o momento mais emocionante de todos, pois aquela cena me mostrou que o povo de Altos queria mudança e queria Patrícia Leal!"



O DIA: Agora eleita, quais são as principais metas que a senhora tem para sua gestão?
PATRÍCIA LEAL: "Nós temos várias metas, temos um plano de governo registrado no TRE, e este plano contempla várias ações. São ações nas áreas da saúde, educação, infra-estrutura. Hoje Altos sofre vários problemas graves, o maior deles é a saúde que eu considero que seja nosso maior desafio para que possamos contribuir de forma significativa para a melhoria da cidade. Por que está instalado um caos na saúde, então uma de nossas metas é investir pesado na saúde, queremos investir na infra-estrutura, limpeza da cidade, obras de galerias, enfim muitas coisas nós temos em mente para fazer por Altos".

O DIA: Além das áreas citadas, que outros desafios a senhora acredita que terá quando assumir a prefeitura?
PATRÍCIA LEAL: "Na realidade o desafio vai ser muito grande porque nós vamos pagar um município que está destruído, nos vamos ter que reconstruir Altos. Teremos que recomeçar do zero, pois creio que o município está um verdadeiro caos em todos os sentidos, tanto na área da saúde, infra-estrutura, educação. Em fim nós vamos ter que trabalhar em todas as áreas, mas a que vamos querer dar uma atenção especial é a da saúde".

O DIA: Qual será o diferencial da gestão Patrícia Leal?
PATRÍCIA LEAL: "O diferencial é que nós vamos fazer uma política administrativa de forma moderna, de forma transparente e principalmente com a participação popular. Quero ser uma prefeita que vai estar nas comunidades, não quero ser uma prefeita de gabinete, estar no ar condicionado sem saber o que está acontecendo nos bairros, na zona rural. Então eu quero ser uma prefeita que vai visitar as comunidades, vai querer saber, vai conversar com as pessoas pra saber o que é prioridade em cada comunidade e assim agirmos. Quero a participação do povo! Quero governar com a ajuda do povo de Altos.




O DIA: Que recado a senhora tem para dar ao povo de Altos?
PATRÍCIA LEAL: "Queria agradecer ao povo de Altos pelos 11.650 votos que tivemos, foi uma vitória histórica, isso mostra que a população queria mudança e está com uma perspectiva muito grande na nossa administração. Por isso agradeço a confiança, a credibilidade que as pessoas depositaram em mim e dizer que iremos honrar esses votos com muito trabalho e dedicação. E também governar para todos, para os que acreditaram em nossos projetos e para os que não acreditaram também. Iremos governar para todos".

Fonte: O Dia