Quem esperou para voltar da viagem do feriado de Semana Santa somente na tarde deste domingo (27), enfrentou um congestionamento de mais de 60 km na BR-343. Por volta das 16h30, a fila de carros já estava entre Altos e Campo Maior, nas proximidades da Curva da Raposa. Na entrada de Teresina, no posto da Polícia Rodoviária Federal, o fluxo ficou parado nesse horário.

Além do grande número de veículos, um alagamento dentro da cidade de Altos foi o responsável pela lentidão do trânsito. Ao invés das duas pistas no sentido Teresina-Altos, somente uma estava trafegável.


Foto: Adriana Magalhães/O Dia

Na BR-316, que dá acesso ao sul do Estado, o trânsito também ficou caótico. Entre Monsenhor Gil e Teresina, foram pelo menos três engavetamentos envolvendo quatro carros cada um. Até às 17h30, a PRF ainda não havia conseguido chegar aos locais desses acidentes.

Nessas condições, a PRF alerta para o risco de engavetamento ou colisão frontal. A proximidade entre os veículos exige muita paciência e atenção dos motoristas. “Se o carro que está à frente frear bruscamente, o de trás precisa estar atento. Também é importante evitar as ultrapassagens indevidas, que provocam acidentes graves”, orienta Fernando Boavista.

Na Operação Semana Santa, que começou quarta-feira (23) e segue até segunda-feira (28), a PRF planejou atender, principalmente, aquelas cidades que recebem pessoas para eventos religiosos. O maior fluxo de veículos foi registrado nas BRs 135, 230, 316 e 343.

Fonte: O Dia/Nayara Felizardo