A seca que castiga boa parte do estado do Piauí tem gerado grandes perdas na produção de uma deliciosa bebida típica do Nordeste Brasileiro. A cajuína, que é preparada artesanalmente a partir do suco do caju, tem sua produção comprometida por conta da falta das chuvas.
Em Altos a situação não muito diferente. Os cajueiros não conseguiram atingir produtividade satisfatória e pequenos produtores lamentam a situação.
Antônio Chaves, proprietário de um sítio na região das Montanhas, zona rural de Altos, nos falou um pouco sobre as perdas. Ele faz parte da Cooperativa Agroindustrial dos pequenos produtores, localizada às margens da BR 343, saída de Altos para Teresina.
Chaves estima uma redução de quase 50% na produção da bebida. “Em 2011, somente em minha propriedade fabricamos mais de 20 mil unidades de cajuína. Neste ano, não chegamos ainda nem a metade disso”, lamentou.
Ele explica que a cajuína gera emprego e renda, seguimentos da economia que também foram afetados por conta da estiagem prolongada. “Normalmente empregamos de cinco a seis pessoas para ajudar na fabricação da bebida, mas neste ano tivemos que reduzir este número para a metade, devido à baixa produtividade da fruta”, destacou.
As perdas também alcançam as fábricas de beneficiamento de castanha e agroindústrias de suco.
Segundo o IBGE, o estado do Piauí é o segundo maior produtor de caju do país, perde apenas para o Ceará.