Como o objetivo de descentralizar e ampliar as ações na área de saúde, a prefeitura de Altos lançou, neste domingo (21), o programa Mutirão da Saúde. O Mutirão busca alcançar as comunidades rurais altoenses, levando atendimento médico e distribuindo medicamentos gratuitamente à população carente.
Esta primeira edição do programa, que vai acontecer de forma contínua quinzenalmente, foi realizado na localidade Prata, atendendo a uma demanda oriunda de cerca de 30 povoados da região, como Sete Buritis, Santa Rita, Caraíbas, São Pedro, Água Boa, Jatobá e Assentamento Juazeiro.
Quatro médicos realizaram atendimento clínico geral e pediátrico a aproximadamente 200 pessoas, beneficiando uma faixa de 50 famílias. A maioria dos pacientes recebidos foi composta por crianças. Para a agente comunitária de saúde, Bernardina Antônia da Silva, 48, desde janeiro deste ano as melhorias na Saúde têm sido visíveis, principalmente quanto ao atendimento nos Postos de Saúde da Família.
“Esse mutirão da saúde é uma bênção de Deus. Toda essa região, que é muito extensa, está sendo atendida. É um grande benefício, especialmente para as mães e crianças”, afirma Bernardina, que mora na localidade Santa Rita e levou oito netos para se consultarem no posto do Mutirão da Saúde em Prata, instalado na Unidade Escolar Mundico da Paz.
Para a dona de casa Maria de Lourdes, 47, que reside na localidade Prata e levou duas filhas pequenas para receberem atendimento médico, “o Mutirão vai melhorar a qualidade de vida das pessoas dessa região, que não vão precisar se deslocar para a cidade em busca de consulta”.
O médico José Maurício Raulino, que coordena o serviço do Mutirão da Saúde e atende à comunidade, destaca que o programa colabora para dar celeridade à prestação de consulta médica à população e, consequentemente, à busca por medicamento e possíveis tratamentos.
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta que o Mutirão da Saúde representa a preocupação de sua gestão “em resolver os problemas no setor, descentralizando o atendimento médico, levando a saúde diretamente à comunidade, encurtando espaços e trazendo dignidade às famílias altoenses”.
A próxima localidade a ser atendida será Quilombo, no dia 4 de agosto.
Fonte: Ascom