O vereador Edvaldo Marques, Presidente da Câmara Municipal de Teresina, inaugurou ontem (19), o Salão Nobre, que leva o nome do Vereador “Vieira Toranga”. O Salão possui um espaço para auditório, reuniões e uma cozinha. O primeiro evento já foi realizado ontem (20) com o lançamento do edital do primeiro concurso público da Casa.

RAIMUNDO VIEIRA E SILVA TORANGA era cidadão simples, humilde e sábio. Nascido em Altos, adotou Teresina para morar, a partir de 1932, quando tinha seis anos de idade. Do interior, veio para a capital do Piauí com o objetivo de vencer na vida. Encontrou trabalho e acolhida do povo teresinense. Estudou em escola pública, serviu ao Exército Brasileiro na 2ª Guerra Mundial, trabalhou para o Palácio da Cidade, na função de motorista.

O professor Kiko Fontenelle, que trabalha na assessoria da Presidência da Câmara, esteve presente e comemorou a homenagem ao filho altoense, Vieira Toranga. “O Toranga era homem público da estirpe do nosso vereador altoense Antônio Inácio de Oliveira. Era homem da plebe e tinha um espírito humano de trabalho em prol dos pobres”, comenta o professor Kiko Fontenelle. Diante do trabalho e solidariedade com as vítimas da enchente de 1960, foi convencido pelo então prefeito Petrônio Portela a concorrer à Câmara Legislativa pela UDN. “O Toranga, homem do povo, foi eleito Vereador no inicio da década de 60, tendo exercido nove mandatos consecutivos”, pontuou o professor.

Na inauguração do Salão Nobre, Dilson Tavares, jornalista de Teresina, lançou o livro “Vieira Toranga, Teresina, meu lugar ao sol”.

Para o Salão Nobre, o ex-senador Heráclito Fortes (DEM) e sua esposa Mariana Brennand Fortes doaram o quadro “Título Marinha”, do artista plástico piauiense Lucílio Albuquerque, avaliado em R$ 300 mil para a Câmara Municipal de Teresina. O quadro está exposto no Salão Nobre vereador “Vieira Toranga”, inaugurado ontem (19). Durante a inauguração, Heráclito Fortes falou da importância do artista piauiense, natural de Barras, que fez curso em Paris, na Europa, nos anos de 1800 e conviveu com grandes nomes da Arte internacional.