A Direção da Penitenciária de Esperantina registrou a fuga de pelo menos cinco detentos por volta das 21 horas da noite de ontem (24). O grupo estava recolhido na sala de triagem porque já havia tentado escapar da unidade na segunda-feira da semana, dia 18. Para fugir os presos serraram as grades usando aparelho de gilete.
Assim como outras unidades prisionais do Estado, a Penitenciária de Esperantina vem sofrendo com o problema da superlotação. De acordo com a assessoria de assuntos sindicais do Sinpoljuspi (Sindicatos dos Agentes Penitenciários), o presídio tem capacidade para 157 detentos e atualmente abriga 370, ou seja, mais que o dobro do que suporta.
“Outro ponto fraco da segurança desta unidade é que são apenas quatro agentes por plantão para cuidar de todos esses presos. Nós não temos olhos e ouvidos suficientes para dar conta de todos eles e garantir a ordem lá dentro”, afirma Jefferson Dias, representante do Sinpoljuspi.
Os presos que fugiram são: Lucas Oliveira Lessa, Breno Nunes de Araújo, Edimar de Sousa Santos, Elizeu Rodrigues do Nascimento, Darley da Silva. Os três primeiros são presos provisórios que haviam sido transferidos de Teresina para Esperantina; Drley e Elizeu haviam sido transferido de União.
Elizeu Rodrigues do Nascimento, vulgo "Coringa", morou em Altos por muito tempo. Foragido da justiça de Beneditinos, foi preso em 2013 pela Força Tática de Altos. Ele também é acusado de participar de um assassinato junto com o assaltante Podega - crime ocorrido há quase dez anos nas imediações do Colégio Pio XII.
Fonte: O Dia
Edição: Portal Altos