Lembro-me bem da euforia que tomava conta dos alunos de escolas públicas e privadas de nossa cidade. No dia, normalmente à tarde, cedo já se ouvia os sons da bateria convidando toda a comunidade, e que logo mais dariam ritmo a uma das maiores representações de amor a pátria. Envolvidos pelo som, milhares de pessoas invadiam as principais ruas da cidade para prestigiar e aplaudir veementemente a beleza irradiante dos jovens que participavam do desfile.

O que era pra ser uma das datas mais importantes não só de Altos, mais de todo o povo brasileiro, no entanto, com o tempo foi perdendo sua representatividade e hoje, o dia 7 de setembro é visto pela maioria da população como mais um feriado no calendário escolar ou de trabalho. Em outras palavras: um dia de folga.

As pessoas e tão pouco o poder público, infelizmente já não estão mais dando importância a certas datas comemorativas. Antigamente, aguardávamos o 7 de setembro para desfilar. Hoje, muitas crianças não sabem sequer a importância do Hino Nacional, o qual é deixado de lado por “algumas” escolas em Altos.

O poder público é o principal responsável por esse “esquecimento”.

Será se Altos não merece uma continuidade da comemoração dessa data festiva?

Por que as escolas não continuam a organizar aqueles lindos desfiles que despertavam milhares de olhares nas avenidas e principais ruas da cidade?

O que será preciso para que esses desfiles voltem a acontecer tradicionalmente nesta cidade de tão poucos atrativos?

Opine, deixe seu comentário no mural de recados!