Com apenas 17 anos e ainda cursando o 2º ano do ensino médio, a jovem estudante Lanna Biara Alves Viana obteve 950 pontos na redação do Enem 2015. O desempenho é considerado excelente, pois ficou muito perto da nota máxima, que é de 1.000 pontos.

Lanna Biara mora em Altos e é aluna de uma escola particular do município. Ela conversou com a equipe do Portal Altos e falou sobre o resultado.

“Foi uma surpresa muito boa quando vi o resultado do meu esforço durante os últimos meses e saber que eu estou entre um dos poucos que conseguiram essa média. É um orgulho tremendo - não só para mim, mas como para minha família”, observa.

A estudante também comentou sobre alguns fatores considerados determinantes para o excelente desempenho na redação. “Costumo ler muitos livros. Aprendi a ter essa paixão quando minha antiga escola adotou um projeto de leitura, onde todos os alunos tinham que fazer resumos de livros que eram retirados todas as terças-feiras. A partir daí, conheci um universo diferente. Consegui progredir nos estudos. Comecei a criar poemas, textos; além de tirar boas notas nas áreas de Literatura e Redação”, explicou.

Como a grande maioria dos candidatos, Lanna estranhou o tema da redação. Mas, por estar situada com os assuntos do cotidiano e ter o hábito de ler notícias e assistir documentários, conseguiu desenvolver uma linha de pensamento. “O tema foi realmente inesperado. Mas, como eu sabia um pouco do assunto, fui apenas seguindo os conselhos que meus professores tinham dado, além das regras gramaticais e das dicas de redação que eles nos deram no decorrer do ano. Isso contou muito na minha pontuação”, detalha a estudante.

Apesar de ainda estar no 2º ano do ensino médio, Lanna Biara pretende entrar na faculdade e cursar Designe de Moda. “Eu sempre fui apaixonada pela moda, por croquis e, acima de tudo, criar; embora escute comentários que esse ramo não é tão valorizado, é isso que eu quero, afinal, me identifico com a área”, exclamou.

Ao final, a jovem altoense destacou o apoio que recebera. “Devo muito aos meus mestres, que certamente estão orgulhosos, assim como meus amigos, namorado e familiares que contribuíram para eu chegar até aqui, e, acima de tudo, Deus, meu grande protetor”, completou.