A prefeita de Altos, Patrícia Leal, esteve reunida, nessa terça-feira (14), com artesãos altoenses para discutir meios de incentivo e valorização da profissão no município. O encontro aconteceu no Centro de Artesanato e Cultura.
A prefeita Patrícia Leal explicou que pretende revitalizar o Centro de Artesanato e Cultura de Altos, bem como promover a descentralização da produção artesanal como forma de expandi-la, buscando, ainda, investimentos concretos para o setor.
“Queremos trazer a população para o Centro de Artesanato e Cultura de Altos, permitindo que o rico artesanato altoense seja, de fato, valorizado e que a produção cultural local ganhe destaque. Além disso, é importante que busquemos incentivos por parte do setor comercial, possibilitando a geração de renda, o que contribui, diretamente, para o desenvolvimento do município”, observa a prefeita.
Patrícia Leal anunciou, na ocasião, que a prefeitura está fechando uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para implantar uma Sala do Empreendedor em Altos. O espaço, segundo ela, poderá ser utilizado para capacitar os artesãos, realizar cursos, oficinas, dentre outras ações, atendendo, portanto, a algumas reivindicações dos profissionais.
Para o professor e pesquisador Carlos Alberto Dias, incentivador cultural altoense, há uma grande preocupação com o funcionamento pleno do Centro de Artesanato. “Precisamos dar vida ao Centro de Artesanato, fazer com que ele aconteça de verdade, pois ele merece e todos os artesãos e artesãs serão beneficiados com isso”, enfatiza.
A presidente da Cooperativa de Artesãos de Altos, Léia Campelo, se diz confiante que a produção artesanal ganhe incentivos significativos do poder público municipal. “Se tudo der certo, vamos conseguir realizar um grande sonho nosso, que é o de conquistarmos independência, autosuficiência, pois passaremos a ver o artesanato como empreendimento próprio”, pontua.
Já o vice-presidente da Cooperativa, Ivo Neres, frisa que a produção artesanal da cidade é destaque até no exterior, como em Portugal, mas que resta o incentivo do poder publico para alavancar o setor. “Altos é o maior polo de fabricante de vassouras de carnaúba, mas ainda dependemos dos atravessadores, ainda não ha um comércio regularizado. Temos uma rica produção em arte santeira, crochê, bordado e diversos outros tipos”, ressalta.
Também presente na reunião, o secretário de Administração, Warton Lacerda, destacou que a prefeitura vai fazer vistoria no Centro e estudar mecanismos de reestruturação do local, bem como buscar recursos e parcerias para o desenvolvimento do setor artesanal altoense.

Fonte: ASCOM