Em Altos, a 42km de Teresina, um sério problema tem afetado o meio ambiente e pondo em risco a saúde das pessoas. O acúmulo de lixo às margens de estradas vicinais e rodovias que interligam Altos a municípios vizinhos polui o meio ambiente e propaga doenças.
A situação é considerada crítica em alguns pontos. Ao longo das estradas que dão acesso às Localidades Zundão, Anajás e Prata é possível perceber o lixo que se acumula e contrasta com a paisagem da região. Além destes pontos, as rodovias que interligam Altos aos municípios de Coivaras e Alto Longá também são afetadas.
Além de contaminar o solo, o lixo despejado provoca mau cheiro e dissemina doenças. Com a proximidade das chuvas, por exemplo, a água que se acumula em garrafas e em outros recipientes propicia a proliferação do mosquito da dengue. A doença é considerada grave pode causar a morte.
De acordo com o Secretário de Administração Warton Lacerda, a prefeitura tem conhecimento do fato e realiza a limpeza dos locais citados com frequência. “Além do sistema de coleta que é realizado diariamente, também fazemos a remoção do entulho acumulado nessas estradas. Contudo, pedimos a colaboração das pessoas para que elas possam nos ajudar a manter a cidade mais limpa”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, o município possui um código de ética e este passará a ser seguido à risca. “Vamos afixar placas informativas e orientar a população. Caso o problema persista, as pessoas que forem flagradas despejando lixo nesses pontos poderão ser submetidas ao pagamento de multa”, finalizou Lacerda.