A prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Finanças, implementou o sistema de emissão de nota fiscal por via eletrônica. Agora, as empresas terão acesso ao serviço digitalmente, disponível no site da prefeitura, www.altos.pi.gov.br.

“É um serviço moderno, que garante agilidade tanto à prefeitura como às empresas e aos demais envolvidos, como os contadores, que são parte importante nesse processo”, afirma o secretário de Finanças de Altos, Anison Almeida.



De acordo com Anison, a implantação da nota fiscal eletrônica está dentro da proposta de governo da nova gestão, a partir do momento que visa à modernização dos serviços prestados tanto a pessoa jurídica como a pessoa física.


Anison Almeida, Secretário de Finanças

Além disso, complementa o secretário, “a digitalização do sistema elimina o obsoleto sistema de bloco manual (processo lento, de muitas etapas e dificulta a arrecadação de impostos), descentraliza o serviço (a empresa e o contador terão acesso de qualquer lugar que tenha um computador), facilita a arrecadação e o controle, combatendo a evasão fiscal”.

Contadores são orientados sobre o novo sistema

Com o objetivo de informar e treinar os contadores e pessoal envolvido com escritórios de contabilidade, a Secretaria de Finanças de Altos realizou, no dia 3 de outubro, palestra sobre o novo sistema de emissão de nota fiscal da prefeitura. A palestra foi ministrada por Kélveny Andrade, responsável técnico pelo sistema.

“Toda a equipe da Secretaria de Finanças foi treinada e está apta a executar o serviço. Agora, estamos orientando os contadores, os quais trabalham diretamente com as empresas e, sem dúvida, darão eficiência à prestação do serviço, fazendo uma ponte entre a prefeitura e as empresas e demais contribuintes”, pontua o secretário municipal de Finanças, Anison Almeida.



Cronograma

A prefeitura de Altos também lançou um cronograma de ingresso do contribuinte no sistema de uso e emissão de nota fiscal eletrônica. O objetivo é organizar o processo de cadastramento.

1º a 10 de outubro – Todos os prestadores de serviços que mantenham contratos e prestam serviços junto ao município, independentemente de suas atividades.

11 a 15 de outubro – Serviços de engenharia e construção civil.

16 a 21 de outubro – Serviços de informática e afins.

22 a 25 de outubro – Serviços de saúde, assistência médica e afins.

26 a 31 de outubro – Representantes comerciais.

1º a 6 de novembro – Serviços de hospedagem, turismo, viagens e afins.

7 a 14 de novembro – Demais serviços.





Fonte: Ascom