Professores de uma escola da rede estadual de ensino do município de Altos registraram queixa crime no 14º DP da cidade na última sexta-feira (05). Eles denunciam um homem que se fez passar por técnico da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí – SEDUC/PI, oferecendo computadores, notebooks, câmeras digitais, filmadoras e outros produtos a um preço tentador. Eles alegam que o estelionatário se utilizava do argumento que tudo isso aconteceria em parceria com o Governo Federal a fim de equipar todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino com novas tecnologias.

“A Sala de informática da escola, realmente, já está pronta para receber os computadores da SEDUC-PI”, falou o estelionatário aos professores. Um deles inclusive relatou o ocorrido através da rede social Facebook. Confira um trecho da nota.

Ele ainda mencionou que tinha marcado reunião com o secretário de educação do município e tinha em um papel todos seus dados e informações pessoais sobre o mesmo (Secretário de Educação, o qual já foi avisado), além de possuir em mãos a relação de todas as escolas de Altos, tanto municipais quanto estaduais, com seus respectivos endereços e diretores (as). O golpe aconteceu da seguinte forma: o professor deveria pagar uma certa quantia como entrada e assinar notas fiscais que garantiriam alguns “brindes”. Comecei a desconfiar e consegui tirar duas fotos dele com meu celular, logo após, anotei o número da placa do carro que ele estava usando e liguei para POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL. Expliquei o que estava ocorrendo para que fizessem a abordagem do indivíduo. Só que, enquanto isso, ele conseguiu receber R$ 400,00 reais de uma professora. Prometeu que na parte da tarde, por volta de 1h, traria junto com sua equipe, todos os computadores para a sala de informática (já garantidos pelo governo). Como também os outros equipamentos eletrônicos para os professores que tivessem pago o valor da entrada antecipadamente, pois restavam poucas unidades. Em alguns contatos, algumas pessoas dizem ter visto este homem na prefeitura, então pedimos que a nossa PREFEITA, também se inteire desse assunto, pois temos informações de que ele teria andado na prefeitura para falar com a Sra Prefeita. Em resumo, ele não apareceu...Então, CUIDADO, pois a polícia apenas disse que iria realizar as investigações. Mas ele está solto! Podendo aplicar esse ou outro golpe de cara limpa! é fácil não está lá, e dizer que as pessoas que caíram no golpe foram inocentes, ninguém sabe de fato sua reação quanto a uma situação dessa!”

Professores de cidades vizinhas, como Alto Longá e Beneditinos, e cidades, também, do estado do Maranhão, tomaram conhecimento da denúncia e relataram que foram lesados pelo criminoso, que se identificou como o nome de Paulo César.


Imagem do Estelionatário