A Praça dos Ferroviários, localizada na lateral da linha férrea da antiga REFFESA , hoje Transnordestina, bairro Batalhão, encontra-se abandonada pela atual administração. A obra foi iniciada a mais de dois anos e até agora não concluída.

Pode-se ver o local em completo abandono. Somente alguns moradores que zelam pelo espaço de cidadania, colocando blocos que era para fazer os meios fios da praça, empilhados, formando assim bancos. Os Moradores varrem e capinam em frente as suas residências. Já outros, colocam lixo e queimam ali mesmo, o que não é correto. Já basta a prefeitura que não conclui e não revitaliza o espaço.

"Estamos cansados de esperar pela construção dessa praça que a mais de dois anos os moradores esperam que seja feita, pois o lugar é tão bonito e nós mesmos plantamos estas bonitas árvores." Declara o ex-ferroviário Chico Gomes, morador do local.

A praça é uma justa homenagem aos moradores do complexo ferroviário de Altos, os construtores e trabalhadores da antiga REFFESA. Homens que chegaram aqui vindo do ceará e de outros lugares, trabalhando na construção desta ferrovia, acompanhados de suas famílias, na maioria; outros que aqui se fixaram definitivamente, casando e constituindo famílias. Trabalhadores que deixam um legado histórico para a cidade, que fundaram o bairro Batalhão, uma alusão ao BEC que construiu a ferrovia. Mais que uma justa homenagem. Pena que a gestão municipal não ver dessa forma e não faz o mínimo que é a construção da PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS, JÁ!!!

Por Gilberto Damasceno Paiva