Em média, 25 partos do tipo humanizado são realizados por mês no Instituto de Saúde José Gil Barbosa, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Altos está ampliando a técnica do parto humanizado no centro de saúde, trabalhando com assessoria integral à gestação e acompanhamento às fases de pré-natal, parto e pós-parto, bem como cuidados imediatos e posteriores ao recém-nascido.

A reforma e estruturação do hospital e a contratação de profissionais capacitados para cuidar das mães e dos bebês são as principais ações desenvolvidas pela secretaria para melhorar a qualidade no atendimento durante o todo o processo decorrente da maternidade.

“A equipe conta com sete enfermeiros com residência e especialização em obstetrícia, o que possibilita uma assistência integral e com parâmetros de acolhimento nas diversas demandas do cuidar à mulher em trabalho departo”, explica Nerirrony Lacerda, secretário de Saúde de Altos, destacando que os enfermeiros realizam partos com risco habitual, ou seja, aqueles fisiológicos e sem distorcia, que trazem menor risco de morte materna e neonatal, sobretudo decorrentes de infecções pós-parto em cesarianas.

A equipe de saúde está envolvida, também, em ações contínuas de orientação materna com o intuito de esclarecer sobre as melhores condutas frente à maternidade, como orientar as parturientes quanto aos benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e outras instruções.

“Agora, estamos garantindo os direitos da parturiente como preconiza o Ministério da Saúde e as gestantes altoenses têm o direito de conceber seus filhos em sua terra, evitando burocracia, deslocamentos desnecessários e maiores riscos para a vida tanto da mãe quanto do bebê”, explica a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Fonte: Ascom